Esse cenário aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos devido ao solo encharcado.
A cidade de Indaial enfrenta uma situação crítica devido às chuvas intensas que assolam a região. Na noite deste sábado (7), o prefeito André Moser declarou estado de emergência em virtude da previsão de mais chuvas nas próximas horas.
Segundo informações da previsão meteorológica, a noite deste sábado deve trazer uma desintensificação das chuvas, com possibilidade de chuvas pontuais e intensas em curtos períodos de tempo até a madrugada de domingo (08).
Entretanto, um novo pulso de instabilidades está previsto para ganhar intensidade, trazendo consigo temporais isolados, com chuvas intensas e volumosas, entre a madrugada e o final da manhã de domingo.
Estima-se que durante este período, os acumulados de chuva possam atingir entre 50 e 100 mm, com possibilidade de valores ainda mais altos em pontos específicos. Esse cenário aumenta o risco moderado a alto de ocorrências como alagamentos e deslizamentos devido ao solo encharcado pelas chuvas anteriores.
• LEIA TAMBÉM: BOPE é acionado após indígenas tentarem impedir o fechamento das comportas do Vale do Itajaí
A expectativa é que, ao longo da tarde de domingo (08), as chuvas percam força à medida que o sistema se desloca em direção ao oceano, e o tempo tenda a estabilizar até a noite.
Por medida de segurança, devido ao alagamento já registrado na Avenida Carlos Schroeder, onde a água estava encostando nos medidores das residências, a Celesc desligou a energia elétrica da via.
O decreto 6460/23, de 7 de outubro de 2023, foi publicado no Diário Municipal e tem vigência de 180 dias. Com isso, Santa Catarina sobe para 47 municípios em situação de emergência, sendo 93 afetadas pelas chuvas.
LEIA O DECRETO CLICANDO NO LINK ⤵️
Sugestão de pauta