Blumenau, 5 de outubro – A Defesa Civil de Santa Catarina, em conjunto com a Epagri, emitiu um alerta sobre as condições hidrometeorológicas e risco de enchentes na região.
Segundo a previsão, o rio Itajaí-Açu pode atingir níveis entre 11 e 12 metros em Blumenau durante o fim de semana.
Em Rio do Sul, a previsão é de que o nível do rio Itajaí-Açu alcance entre 10 e 11 metros.
Os órgãos de defesa civil também alertam para a ocorrência de uma quantidade significativa de chuva nos próximos dias, com um risco alto de alagamentos, enxurradas e inundações na região.
Com a chance de enchentes devido ao nível do rio Itajaí-Açu, a Prefeitura de Blumenau suspendeu a Oktoberfest entre os dias 6 e 11 de outubro.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com as informações divulgadas na tarde desta quinta-feira, 5, a partir da tarde de sexta-feira, 6, há risco alto para temporais com chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo em todas as regiões de Santa Catarina, especialmente do centro ao leste do estado.
O risco é alto para eventos relacionados a temporais com raios, ventos fortes e granizo.
No sábado, 7, as instabilidades se intensificarão nas regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.
Nas demais regiões, os acumulados de chuva podem variar entre 40 a 70 mm.
No decorrer do domingo (8), a chuva se espalhará por todas as regiões catarinenses, com previsão de acumulados entre 100 mm e 150 mm.
O risco é alto a muito alto para eventos como chuvas volumosas, alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.
A partir do início da próxima semana, a tendência é que as condições de chuva diminuam em todo o estado.
Os órgãos destacam que, além do padrão de chuvas mais intensas no mês de outubro, a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas frequentes e intensas em Santa Catarina.
Os volumes de chuva acima da média são esperados, intercalando períodos chuvosos com momentos de melhoria.
LEIA MAIS:
É importante ressaltar que as previsões meteorológicas podem sofrer alterações, e as autoridades continuam monitorando de perto as condições meteorológicas e hidrológicas em Santa Catarina.
A população é aconselhada a acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.
Sugestão de pauta