A cidade se destaca negativamente como uma das cidades catarinenses com maior número de trotes ao telefone de emergência do SAMU
Blumenau enfrenta uma preocupante situação em relação ao número de trotes recebidos pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
De janeiro a maio de 2023, o município registrou um alarmante total de 2.419 ligações falsas. Essa estatística coloca Blumenau entre as três cidades catarinenses que mais sofrem com essa prática irresponsável, ao lado de Joinville e Florianópolis.
Em média, a cidade atende cerca de 180 ligações de emergência por mês, conforme informou a coordenadora de operações do Samu em Blumenau, Maitê Waldrich.
LEIA TAMBÉM:
No entanto, os trotes representam uma ameaça séria para a eficácia do serviço, pois podem ocupar as unidades que deveriam estar atendendo a emergências reais.
“Se caso tivermos essa unidade deslocada para outro atendimento e tiver qualquer vítima grave, em alguma situação que necessita de apoio avançado ou básico, essa viatura estará ocupada chegando ou tentando encontrar o endereço ou a pessoa que solicitou.
Então o trote gera um impacto extremamente grande, principalmente, para quem está precisando”, alerta Maitê Waldrich.
A coordenadora de operações destaca, também, que são adotadas estratégias para detectar as ligações falsas de maneira mais eficiente.
Os atendentes e médicos realizam uma triagem e, se o trote não é identificado inicialmente, a ligação é repassada para um médico regulador, que faz uma série de questionamentos.
Somente após essa etapa, o recurso – que é a unidade avançada ou básica do Samu – é acionado.
Infelizmente, a maioria das vezes em que uma unidade é enviada para atender uma suposta emergência, o chamado se revela falso.
Essa situação pode custar a vida de pessoas que realmente necessitam de atendimento imediato. Além disso, as falsas emergências também prejudicam o trabalho dos técnicos de auxiliares de regulação médica, responsáveis pelo atendimento das ligações do Samu.
Para combater esse problema, a coordenação do Samu em Blumenau investe em capacitação anual dos profissionais para identificarem trotes e colabora com o programa Educa Samu, que conta com pedagogas realizando visitas escolares para orientar os jovens sobre os riscos e consequências dessas brincadeiras irresponsáveis.
Em 2023, o programa já alcançou mais de 11 mil alunos em toda Santa Catarina.
Trotes para o SAMU em SC
Durante o primeiro semestre de 2023, a CRU (Central de Regulação de Emergência) do Samu em Santa Catarina recebeu um preocupante total de 13.800 ligações classificadas como falsas emergências.
É importante ressaltar que passar trotes para serviços de emergência é considerado um crime pelo artigo 266 do Código Penal Brasileiro, passível de detenção de um a seis meses caso o infrator seja identificado.
Além disso, é válido destacar que crianças e adolescentes também podem ser punidos por esse tipo de ligação infratora.
Trata-se de um ato gravíssimo e quem o comete pode ser encaminhado para a Vara da Infância e da Juventude, onde serão aplicadas as medidas socioeducativas adequadas à situação.
Sugestão de pauta