Em 2022, foram 19 apreensões de fuzis no Estado
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/SC) revelaram que as forças de segurança do Estado apreenderam 19 fuzis em 2022. De acordo com a Secretaria, o número é o dobro do que foi registrado em 2022, que foi de 11 armas ilegais.
Ainda de acordo com o relatório, foram 12 em 2020. Porém, os dados de 2023 estão na média do registrado até 2022. Até o início de julho foram apreendidos 5 armas desse tipo. Segundo o órgão, não há dados sobre a origem das armas.
“É uma das situações que está preocupando a polícia. O criminoso comum não usa fuzil. Você não vai assaltar uma padaria com fuzil. Isso é arma do crime organizado”, pontua o secretário de Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, em entrevista ao Portal ND+.
LEIA TAMBÉM:
“É um número que chama a atenção. Era uma situação rara e agora, qualquer operação que a polícia faça, acaba apreendendo armas dessa natureza”, enfatiza.
Aliás, o número de homicídios cresceu no Estado. Foram 305 casos frente a 288 no mesmo período do ano anterior. Segundo a Secretaria de Segurança, Joinville é a cidade que teve a maior alta: foram 32 mortes violentas neste primeiro semestre – 13 a mais do que o documentado no mesmo período do ano anterior.
Depois vem Criciúma (aumento de 6 casos neste ano), no Sul, e as litorâneas Itapema e Balneário Piçarras (alta de 5 e 4 homicídios, respectivamente).
Sugestão de pauta