Companhia não entende a situação, estando no mercado por mais tempo que a gigante de tecnologia
A Apple, criadora do iPhone e dos computadores Mac, entrou com um processo contra a rede de hortifruti suíça ‘Les Fruits Suisses’. A rede está no mercado há 111 anos e é a primeira vez que são questionados por sua logo de maçã.
Jimmy Mariéthoz, diretor da rede de frutas, comenta que não entende a motivação da gigante de tecnologia com a atitude:
“Temos dificuldade em entender isso, porque não é como se estivessem tentando proteger a maçã mordida. O objetivo deles aqui é realmente possuir os direitos de uma maçã real que, para nós, é algo realmente quase universal. Deveria ser gratuito para todos usarem” – disse Mariéthoz.
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A Apple possui um certo histórico de processos contra outras empresas pelo mesmo motivo: o uso de maçãs em logotipos. Ainda na Suíça, o Instituto Suíço de Propriedade Intelectual (IPI) barrou a Apple de tomar posse de todos os direitos sobre maçãs, fazendo com que a empresa recorresse sobre isso. O processo ainda está em andamento.
A Les Fruits Suisses se encontra em uma “saia justa”, pois não sabem o que fazer caso percam o processo. Além disso, se preocupam com a proibição do uso de qualquer tipo de representação de uma maçã pelo mercado:
“Estamos preocupados de que qualquer representação visual de uma maçã possa ser potencialmente impactada. Isso seria uma restrição muito, muito grande para nós. Teoricamente, poderíamos estar entrando em um território escorregadio cada vez que anunciarmos com uma maçã” – pontuou Mariéthoz novamente.
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