A talentosa nadadora catarinense, Gerusa Schramm, se prepara para participar do prestigioso World Aquatics Masters Championships – Kyushu 2023, realizado no Japão.
O evento de renome internacional está programado para acontecer entre os dias 2 e 11 de agosto. Gerusa será a única representante de Santa Catarina nesse campeonato, onde 44 atletas brasileiros – 14 mulheres e 30 homens – competirão.
A nadadora, de 41 anos, estará na categoria de nadadoras entre 40 e 45 anos.
Por isso, para competir entre os melhores do mundo, Gerusa tem se dedicado intensamente aos treinamentos dentro e fora da água nos últimos meses.
Além de ser mãe de três filhos e professora de yoga, ela também vê no mundial uma oportunidade de superar seus próprios limites, bem como promover o esporte e representar seu estado.
“A natação é capaz de transformar vidas, e eu sou a prova disso. Estar entre os melhores do mundo no Japão será motivo de orgulho e também de muita responsabilidade, pois levarei o nome de Santa Catarina e representarei o meu amado estado”, revela a competidora.
Porém, até o momento, ela não possui patrocínio para o campeonato e está investindo seus próprios recursos para participar da competição de natação.
Gerusa Schramm e a trajetória vitoriosa
Com uma trajetória vitoriosa, Gerusa Schramm, natural de Gaspar, já participa de competições desde os 10 anos de idade. Além disso, ela acumula conquistas ao longo de sua carreira.
Ela foi recordista nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), finalista do Troféu José Finkel e do Troféu Brasil, ambos campeonatos brasileiros de alto nível.
Além disso, após um período afastada das piscinas, a nadadora retornou às competições em 2019 e, reconectando-se com sua essência de atleta, voltou a conquistar seu espaço nas piscinas.
LEIA TAMBÉM:
Em seguida, em 2022, sagrou-se campeã brasileira, sul-americana e pan-americana na categoria máster, conquistando os resultados necessários para garantir sua participação no mundial de 2023.
O campeonato
O World Aquatics Masters Championships 2023 acontece em três cidades japonesas: Fukuoka, Kumamoto e Kagoshima.
Organizado pela Federação Internacional de Natação (FINA), Federação de Natação do Japão, Cidade de Fukuoka e Comitê Organizador do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, o torneio tem como objetivo promover a natação para todas as gerações.
Por isso, mais de 100 países de todo o mundo devem participar do mundial, que engloba cinco disciplinas: natação, mergulho, polo aquático, natação artística e natação em águas abertas.
Sugestão de pauta