Vigilância Sanitária proibiu a venda dos produtos do lote analisado em estabelecimentos comerciais
A bactéria Escherichia coli, que pode causar diarreia grave e outras doenças, foi encontrada em concentração acima da permitida em um queijo tipo mineiro produzido em Vargem Bonita, no Oeste de Santa Catarina. As informações são da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
De acordo com o órgão, a empresa com a bactéria acima da média em seus produtos é a Fazenda Velha. Com a interdição, a Vigilância Sanitária proibiu a venda dos produtos do lote analisado em estabelecimentos comerciais. Os queijos serão recolhidos das prateleiras, sob supervisão de órgãos municipais.
Inicialmente, o lote onde a bactéria foi encontrada tem data de fabricação em 29 de março e vencimento 29 de junho, conforme a Vigilância. A notificação foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira, 12.
LEIA TAMBÉM:
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o queijo passará por uma nova análise fiscal. Caso a bactéria se mantenha no laudo, é determinado a coleta e o descarte do produto em Santa Catarina.
O que é a bactéria Escherichia Coli
A Escherichia coli é uma bactéria bacilar Gram-negativa que se encontra normalmente no trato gastrointestinal inferior dos organismos de sangue quente. A maioria das variações são inofensivas, mas alguns tipos podem causar graves intoxicações alimentares. E são ocasionalmente responsáveis pela recolha de produtos alimentícios devido à sua contaminação.
Sugestão de pauta