Na tarde desta segunda-feira (17), foi realizada uma Coletiva de Imprensa sobre a conclusão do inquérito policial do ataque à creche de Blumenau. A coletiva foi realizada no auditório da Acadepol, em Florianópolis. O crime em questão ocorreu durante a manhã do dia 5 de Abril, na creche Cantinho Bom Pastor.
Durante a coletiva, foi narrado toda a dinâmica e circunstâncias do crime, que deixou quatro crianças mortas e outras cinco feridas.
Conforme apuração da Polícia Civil, um dos fatos foi que, a ideia do assassino seria invadir outras escolas, mas por conta do muro ser mais alto, acabou desistindo. Afinal, ele mesmo confirmou pra polícia sobre invadir essas escolas. Vale lembrar que as escolas ficam uma em frente a outra na rua José Ficher, no bairro Escola Agrícola. O Delegado também deixou claro que não existe nenhuma ameaça para estes locais, até mesmo por que o autor já está preso.
No decorrer da coletiva, foi relatado um pouco da vida do criminoso, depois de conversar com pelo menos 21 pessoas, além de familiares. O criminoso usava cocaína, o que teria levado ele a ter alucinações, apontou o delegado durante a coletiva. Ou seja, a família também confirmou que era usuário de cocaína.
“Ele tinha comentado que ia fazer algo grande, mas por ele já não estar falando coisa com coisa, acabamos não dando bola, relatou um amigo em depoimento.”
>LEIA TAMBÉM:
- Identificadas as quatro crianças mortas em creche de Blumenau
- Homem entra armado em creche de Blumenau
No celular do criminoso, foi comprovado que ninguém participou, ou algo que ele teria planejado o atentado. Apenas foi confirmado que ele participava de grupos “satânicos” no Facebook. Visto que, ele só acessava, não participava diretamente em nenhum deles.
EXAMES
Sobre exames de transtorno mental, até então não apareceu nada, conforme anunciado na coletiva. Apenas foi relatado surtos psicóticos. Inclusive, ele já passou por processos de internações por causa das drogas. Uma das internações foi logo após ter esfaqueado seu padrasto. Aliás, no laudo toxicológico, deu positivo pra cocaína e álcool. Porém, não foi confirmado até o momento se ele usou no dia do atentado ou antes. Um exame mais aprofundado ainda deverá ser feito para apurar a quantidade mais exata.
Sobre seu caso na justiça, foi informado que ele será indiciado por quatro homicídios consumados e cinco homicídios tentados.
Por fim, foi relatado que nos últimos três meses de 2023, foram registrados entre 70 e 80 mil casos de ameaças em Santa Catarina. Só no ano de 2021, foram registrados 150.323 mil ameaças em Santa Catarina.
Sugestão de pauta