O escritor é natural de Criciúma, mas atualmente mora em Timbó
Emanuel Rodrigues de Mattos de 19 anos, é natural de Criciúma SC. No momento, Emanuel está morando em Timbó SC. Atualmente trabalha em uma empresa no ramo de telefonia na cidade, no setor de Almoxarifado.
Tentou iniciar a faculdade de Letras na FURB em Blumenau, mas infelizmente não fechou turma.
“Apesar de não conseguir iniciar os estudos, pretendo seguir minha carreira com a escrita,” relata Emanuel.
Em primeiro plano, vale ressaltar que sempre se interessou pela escrita e pela música, principalmente com a forma que os músicos se expressavam com as letras. Sabendo disso, passando por uma depressão em 2020, começou a praticar o ato de escrever como ‘’válvula de escape’’, demonstrando todos os seus sentimentos com a doença.
É importante destacar seus planos não eram publicar um livro, mas segundo Emanuel, aconteceu naturalmente.
Logo após reunir alguns poemas, por conselhos dos seus pais, resolveu juntá-los e criar um livro.
“O objetivo do livro é fazer com que as pessoas que estão passando pelo mesmo, possam se identificar com a minha história,” desabafa Emanuel.
SEGUNDO LIVRO
Já no segundo livro os acontecimentos foram outros. Em ‘’Versos de uma mente inquieta’’, ele retratou acontecimentos diários, vividos por ele, familiares e amigos. Ou seja, tento expor toda a inquietude da mente humana em versos.
“Ademais, os lançamentos foram de bastante relevância para mim, porque foram nesses momentos em que eu realmente pude perceber que estava deixando um pouco da minha história para o mundo,” destacou Emanuel.
O primeiro livro: ‘’O que o sorriso não mostra’’ foi lançado no dia 22 de fevereiro de 2021, já o segundo: ‘’Versos de uma mente inquieta’’ foi lançado dia 2 de janeiro de 2023.
Além disso, a sua inspiração vem do momento. Segundo o escritor ao Misturebas News, vem do momento em que está vivendo, pode ser feliz, triste, alegre, angustiante… Tudo depende do seu estado de espírito.
Bastante similar aos seus escritores favoritos, como por exemplo: Ana Cristina Cesar, Paulo Leminski, Carlos Drummond de Andrade, Charles Baudelaire, Lord Byron e Clarice Lispector.
Somando a isso, a escrita, pode se dizer, que significa tudo para Emanuel, porque é dessa forma que ele consegue se expressar e mostrar para os outros o que está sentindo.
“Pretendo sim continuar com a poesia. Eu pretendo abranger mais os meus horizontes, estudando mais afundo crônicas e contos, para que no futuro eu possa produzir livros desses gêneros,” comentou Emanuel ao Misturebas News.
Os livros do escritor estão disponíveis nas principais lojas onlines, como Amazon, Americanas, Magazine Luiza, Submarino e no próprio site da Editora Viseu. Está à venda a versão E-book e a versão impressa. O Instagram pessoal de Emanuel é @emanuel_de_mattos e o profissional é @ _sentimentos_em_versos_.
Sugestão de pauta