Vídeo de pronunciamento foi postado nas redes sociais
A Administração Municipal e o Conselho Municipal de Saúde de Benedito esclarecem os questionamentos sobre a linguagem neutra. Em vídeo postado no dia 3, a prefeita Arrabel Murara se pronunciou sobre a utilização do decreto 023/2023.
Segundo a publicação, o Decreto Municipal apenas transcreveu o tema e os eixos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde para a 17ª Conferência Municipal de Saúde do município. A conferência acontece no dia 22 de março.
Murara reforça que o Conselho Nacional de Saúde adotou o uso dessa linguagem, porém o mesmo não aconteceu em Benedito Novo. Além disso, a prefeita reitera que, na cidade, a orientação é pela não utilização de termos como: “Menine”, “todxs”, “amigues”, “alunes”, etc.
Diferente do que era comentado no município, Benedito Novo não decretou a obrigatoriedade na utilização da linguagem.
“Nós, em Benedito Novo, não compartilhamos o sentimento das expressões que estão sendo adotadas, porém temos a obrigatoriedade de cumprir com o que nos é determinado,” comenta a Prefeita.
Além disso, ela também lembra que, recentemente, o STF decidiu que é inconstitucional o Estado proibir ou obrigar a linguagem neutra nas escolas, materiais didáticos e editais, sendo papel do Governo Federal determinar sobre isso.
Confira abaixo o pronunciamento completo:
Desde a mudança para o Governo atual, ocorre o uso da linguagem neutra nos eventos oficiais.
A resolução da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que menciona a discussão sobre o uso da linguagem neutra, está disponível neste link.
Sugestão de pauta