EUA demonstram medo pela presença iraniana nas Américas, no próprio quintal
Recentes afirmações polêmicas, pelo senador norte-americano Ted Cruz, do Partido Republicano do Texas, pedem que o Brasil se explique perante o governo dos EUA quanto aos navios de guerra iranianos atracados no porto do Rio de Janeiro.
Cruz demonstra indignação pelo governo brasileiro permitir que militares “inimigos” se instalem nas Américas. Os EUA possuem uma enorme rivalidade com o Irã, chegando até mesmo em tensões nucleares.
“A administração Biden é obrigada a impôr sanções relevantes, reavaliar a cooperação do Brasil com os esforços antiterroristas dos EUA e reexaminar se o Brasil está mantendo medidas antiterroristas eficazes em seus portos. Se o governo não o fizer, o Congresso deve forçá-los a fazer” – disse Ted Cruz em nota, com tom de ameaça ao Brasil.
LEIA TAMBÉM:
Os navios iranianos em questão são o IRIS Dena e o porta-helicópteros IRIS Makran. O Dena possui mísseis anticruzeiros, artilharia e torpedos. Os navios atracaram no Rio de Janeiro em 26 de fevereiro e partirão para o Canal do Panamá no dia 4 de março.
Elizabeth Bagley, embaixadora dos EUA no Brasil, também faz oposição ao governo brasileiro sobre o mesmo tema. Segundo ela, a permissão pela Marinha do Brasil de atracar os navios iranianos facilita “o comércio ilícito e atividades terroristas sancionadas pela ONU”.
Ted Cruz finaliza enfatizando que a presença do Irã nas Américas significa uma ameaça direta “à segurança de todos os americanos”. Ele reafirma que os portos do Rio de Janeiro e qualquer empresa que negociar com os militares iranianos, deverão sofrer sanções severas.
Sugestão de pauta