Ao todo, seis bibliotecas participam da ação
O Aurélio Sumiu! E agora? é um projeto de estímulo à leitura e escrita através de uma experiência artístico-criativa. Idealizado pela Cia Cobaia Cênica de Rio do Sul, o projeto passará por Indaial, Ibirama, Ituporanga, Guabiruba, Gaspar e Timbó. A ação acontece entre os dias 6 e 17 de março.
O projeto consiste em uma contação de histórias e uma oficina criativa de produção de textos. As atividades são conduzidas pelo ator, escritor, diretor e produtor cultural Samuel Paes de Luna. Além disso, a ação também tem a direção do ator, dramaturgo e diretor Thiago Becker. Ambos fazem parte da Cia. Cobaia Cênica de Rio do Sul.
Esse trabalho conta com a parceria com a bibliotecária Marciani Raquel Bezerra Tatim, proponente e coordenadora geral do projeto. Ela trabalha há mais de 8 anos na Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos da Fundação Cultural de Rio do Sul e, além disso, é uma das responsáveis pela organização e realização das Feiras do Livro da cidade desde 2014 e desenvolve uma série de projetos de dinamização da biblioteca.
As atividades de leitura e escrita
A proposta prevê uma sessão pela manhã e outra à tarde em cada cidade, ou seja, 12 sessões ao todo. O número máximo é de 50 participantes em cada sessão, alcançando pelo menos 600 alunos.
Como contrapartida social, acontece uma sessão gratuita dessa atividade para alunos alfabetizados da rede municipal de educação de Rio do Sul, na biblioteca do Sesc da cidade. Todos os participantes serão convocados através de agendamentos feitos pelas bibliotecas, em parceria com o departamento de educação de cada município.
O principal objetivo do projeto é trazer as crianças e jovens para dentro da biblioteca, fazendo-os ocupar e utilizar esse espaço tão importante para a formação humana, bem como abordar a importância do livro, da leitura e da literatura para construção da nossa cidadania. Além disso, a atividade também é uma experiência divertida e de construção de algo de que eles se orgulhem e queiram compartilhar. Ao final da atividade, os participantes levam para casa suas produções literárias.
LEIA TAMBÉM:
O conjunto de atividades da circulação acontece entre os dias 6 e 17 de março, começando pelo município de Indaial. Em seguida, o projeto segue para Ibirama, Ituporanga, depois Guabiruba, Gaspar e termina na cidade de Timbó.
A atividade foi selecionada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022 e é executada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Processo FCC 2920 / 2022.
Esse trabalho nasceu dentro da Fundação Cultural de Rio do Sul, a partir de um projeto de dinamização das atividades da Biblioteca Municipal Nereu Ramos da cidade, através do Prêmio Elisabete Anderle 2021, também proposto e coordenado pela bibliotecária Marciani Raquel Bezerra Tatim, em maio de 2022.
Sugestão de pauta