Montanhas, cachoeiras e paisagens incríveis embelezam o interior do estado
Quando se fala em Santa Catarina, o mais comum é pensarmos nas praias de Florianópolis, no luxo de Balneário Camboriú ou nas festas badaladas de Jurerê Internacional.
No entanto, o interior do estado é repleto de serras, vegetação e paisagens paradisíacas. Assim, separamos cinco passeios imperdíveis para você conhecer natureza catarinense.
Serra Catarinense
Com mais de 150 cachoeiras, cânions, montanhas, florestas de araucárias e vales, a Serra Catarinense é uma das regiões mais impressionantes do estado. Além de contemplar a beleza do local, é possível praticar rapel, trekking, mountain bike e pescar trutas em uma ampla área natural. Como se não fosse suficiente, o período de frio mais intenso oferece a oportunidade de ver a neve em cidades como Urupema e São Joaquim.
Se você pretende ir para lá, procure passeios e hospedagens nos lugares certos. São Joaquim e Lages são os municípios com melhor infraestrutura, enquanto Salto do Rio dos Partos e Cachoeira do Rio Bonito são as quedas d’água principais.
Vale Europeu
As belezas naturais de Santa Catarina se misturam com a forte influência europeia em cidades-colônia como Pomerode ou Benedito Novo. Imigrantes alemães, italianos, poloneses, portugueses e de outras nacionalidades povoaram a região a partir do final do século XIX e construíram família e patrimônio a partir da agricultura. Esse movimento migratório é muito vivo até hoje na música, arquitetura e cultura desses locais.
LEIA TAMBÉM:
Além da carga cultural riquíssima, outro traço muito característico da região é o cicloturismo, ou seja, roteiros turísticos realizados de bicicleta para contemplar a natureza. Uma das cidades que melhor equilibra natureza e cultura é a pequena Ascurra, de oito mil habitantes.
Caminhos do Alto do Vale
Tranquila, bucólica, com muito verde e belas paisagens, essa região é ideal para relaxar. Detentora de uma Mata Atlântica preservada, a área dos Caminhos do Alto do Vale possui lindos rios e cachoeiras. Contudo, para quem gosta de aventura, é possível praticar rapel, trekking, tirolesa e rafting. Isso tudo, claro, sem abrir mão dos elementos culturais das colônias europeias.
Apiúna
Parte do Parque Nacional da Serra do Itajaí, Apiúna oferece muitas alternativas de ecoturismo, cachoeiras e também de biodiversidade. Além de abrigar mais de 500 espécies de árvores e arbustos, o Parque é a casa de mais de 350 espécies de aves e mamíferos. Por ser um local mais protegido, recebe mais animais e, certamente, desperta grande interesse de quem faz faculdade de veterinária.
Nova Veneza
Cercada por uma cadeia montanhosa, está localizada no sul de Santa Catarina, a 230 km de Florianópolis. Versão brasileira de Veneza, recebeu imigrantes vindos da região do Vêneto a partir de 1891 e, desde então, se desenvolve diante de uma beleza natural abundante e forte influência italiana na arquitetura e na culinária. Além disso, não é incomum encontrarmos placas em duas línguas e objetos históricos pelas ruas.
Sugestão de pauta