Ammaar Reshi passou três dias criando textos e imagens utilizando ChatGPT e Midjourney, que produzem conteúdo em minutos
No dia 9 de dezembro de 2022, o designer norte-americano Ammaar Reshi anunciou em seu Twitter a criação de um livro infantil, utilizando apenas ferramentas de inteligência artificial.
Reshi, em entrevista ao portal Insider, contou que passou um fim de semana usando os bots ChatGPT e MidJourney. O primeiro serviu para a criação dos textos, gerados automaticamente, o segundo para as artes, também geradas em minutos. Segundo ele, a inspiração para a criação do livro surgiu após ler uma história para a filha de um amigo. Ele afirma que após a criança dormir, ele se sentou ao PC e se “brincou” com a inteligência artificial.
LEIA TAMBÉM:
O livro, chamado de ‘Alice and Sparkle’, está à venda na Amazon em formato de e-book e também impresso. O designer disse que, em menos de quatro dias, conseguiu utilizar o serviço KDP da gigante da indústria para encomendar as versões impressas.
O uso dos bots de inteligência artificial para a criação de textos e artes digitais têm irritado artistas e escolas do mundo todo, nos últimos tempos. Desde a invenção do ChatGPT, por exemplo, muitas escolas nos EUA estão banindo a ferramenta do uso pelos alunos. Segundo eles, o processo de gerar textos e respostas em minutos está afetando a capacidade de pensamento crítico e racional dos alunos. Todos estão criando trabalhos e respondendo provas com muita rapidez, o que chamou a atenção dos diretores.
Quanto ao MidJourney, artistas gráficos do mundo inteiro realizam protestos contra a ferramenta. Assim como o ChatGPT, o bot cria artes digitais e bastante complexas em questão de meros minutos. As consequências, segundo os designers, são a perda dos ‘jobs’ em grande escala, uma vez que a população irá preferir usar o MidJourney para criarem o que precisam, invés de contratarem um profissional da área.
Ammaar Reshi parece não estar preocupado com as críticas, pois continua se aprofundando no mundo das artes por inteligência artificial. Ele chegou a criar, recentemente, uma pequena animação de Batman, utilizando as mesmas ferramentas que geraram seu livro. Confira:
I spent 6 hours using ChatGPT, MidJourney, and a couple of other AI tools to make a fan-made Batman animated movie!
Here’s how 🧵 pic.twitter.com/LDjZq7EFtf
— Ammaar Reshi (@ammaar) January 16, 2023
Sugestão de pauta