Interesse pela Copa do Mundo cresce ao longo do ano, e audiência dos jogos confirma tendência
Lançado em agosto deste ano, o álbum da Copa do Mundo no Catar gerou o maior pico de pesquisas no Google sobre o megaevento entre outubro de 2021 e setembro de 2022, segundo estudo da agência Conversion. Além dele, o sorteio dos grupos em abril e a proximidade da abertura do mundial impulsionam o volume de buscas gradualmente.
No mês de lançamento do álbum, 3,5 milhões de buscas por termos relacionado a Copa do Mundo foram realizadas no Brasil. Em setembro, um novo recorde foi estabelecido, com 4,4 milhões de pesquisas. Entre outubro de 2021 e setembro de 2022, a exploração de expressões relacionadas ao mundial aumentou 445%.
De acordo com levantamento da Insper Sports Business, o valor mínimo a ser desembolsado por um colecionador para conseguir completar o álbum com as 670 figurinhas é de R$ 536. Vale ressaltar que o preço médio dos pacotinhos dobrou, em relação a Copa do Mundo de 2018.
LEIA TAMBÉM:
Sorteio dos grupos da copa também gerou pico de buscas
Antes do lançamento do álbum de figurinhas, o sorteio dos grupos da Copa do Mundo havia sido o responsável pelo maior pico de buscas sobre a competição. Sobretudo, em abril, os confrontos da primeira fase e os chaveamentos do mata-mata foram definidos em evento em Doha, no Catar, que contou com a presença de nomes históricos como Cafu e Lothar Matthaus, além de transmissão ao vivo em TV aberta.
Foi neste sorteio que conhecemos os primeiros adversários do Brasil: Sérvia, Suíça e Camarões. Também ficamos sabendo da possibilidade de a seleção brasileira cruzar com Coreia do Sul, Gana, Portugal e Uruguai nas oitavas de final. Os grupos F e G, responsáveis pelas eliminações precoces de Alemanha e Bélgica e pelas incríveis classificações de Japão e Marrocos, nasceram neste fatídico 1° de abril.
No mês do sorteio, foram realizadas 3,3 milhões de pesquisas no Google sobre a Copa do Mundo. Visto que, este número representa quase o triplo da média de buscas mensais nos seis primeiros meses de levantamento, entre outubro de 2021 e março deste ano, que era de 1,2 milhão. Esses picos foram importantes para levantar o “clima de copa”, pouco presente por conta do período atípico em que o evento aconteceu em 2022 e das eleições.
Audiências impressionantes durante os jogos
Entretanto, com a chegada oficial da Copa do Mundo, o início das partidas e as primeiras vitórias do Brasil, definitivamente o povo está aproveitando o mundial. Além disso, seja através de tablet, celular, TV 32 polegadas ou mais, os dados de audiência mostram o profundo interesse da população pela competição no Catar.
Por fim, a estreia da Seleção Brasileira contra a Sérvia, no dia 24/11, registrou 50,1 pontos na TV Globo, segundo dados do Ibope. Por isso, é importante considerarmos que cada ponto equivale a mais de 250 mil domicílios com televisão nas 15 regiões metropolitanas de maior consumo no país. Aliás, no digital, o streamer Casimiro atingiu 4,6 milhões de espectadores simultâneos na partida entre Brasil e Suíça, em 28/11, e fez a maior live da história da internet.
Sugestão de pauta