O aluno venceu 3° Festival Virtual de Gaita Ponto, organizado pelo instituto do artista gaúcho Renato Borghetti
Na última sexta-feira (01), o aluno da Escola Cívico-Militar Coronel Pedro Christiano Feddesen, de Blumenau e aluno do Projeto Fábrica de Gaiteiros desde 2019, João Victor Baruffi Laffin, de 13 anos, conquistou o primeiro lugar no 3° Festival Virtual de Gaita Ponto, organizado pelo instituto do artista gaúcho Renato Borghetti, com apoio do Ministério do Turismo.
A princípio, João Victor disse que o gosto pelo instrumento vem desde a infância. “Minha avó sempre foi apaixonada por gaita e me incentivava a aprender e poder ensinar a ela, assim começou a minha paixão pelo instrumento”.
O aluno também comemora a vitória no festival e agradece a honraria. “Fiquei muito feliz e surpreso com a conquista, pois concorri com participantes talentosos de outros estados. Foi a realização de um sonho. Quero aproveitar e agradecer ao empenho e iniciativa dada pelo professor Gustavo Almeida. Ao incentivo do prefeito Mário Hildebrandt e de todos os envolvidos do nosso Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava”.
LEIA TAMBÉM:
Porém, o intendente Distrital de Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva. Destaca a importância do investimento público em ações culturais como o Projeto Fábrica de Gaiteiros.
“É uma ação muito concreta da Prefeitura de Blumenau, fomentando a valorização da cultura e da tradição alemã, voltada para a música; são oportunidades e experiências que os jovens levarão de aprendizado durante toda a sua vida, gerando inclusive diferenciais profissionais”, explica.
Como funciona o projeto Festival Virtual de Gaita Ponto
Contudo, o Projeto Fábrica de Gaiteiros oferta aulas gratuitas no Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava, com recursos destinados pelo Fundo de Desenvolvimento da Vila Itoupava – Fumdevi. A ação é voltada para crianças de 6 a 16 anos, sendo desenvolvida por meio de convênio com o Instituto Renato Borghetti.
Nesse sentido, cerca de 50 alunos participam de encontros semanais de uma hora, segundas e terças-feiras, durante um ano. Por fim, o objetivo da ação é promover a cultura por meio da formação com acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na Região Sul do Brasil como gaita de oito baixos.
Sugestão de pauta