O trabalho de vistoria teve 46 autuações, 28 bicos interditados ou reprovados e 291 produtos vencidos
O Ministério da Justiça e Segurança Pública ( MJSP), por meio das Secretarias de Operações Integradas (Seopi) e (Senacon) Nacional do Consumidor (Senacon), realizaram a Operação Petróleo Real, em postos de combustíveis de diversos municípios do Estado, incluindo cidades do Vale do Itajaí.
A princípio, o trabalho de vistoria teve 46 autuações, 28 bicos interditados ou reprovados e 291 produtos vencidos, vendidos em lojas de conveniência. Além disso, foram fiscalizadas 231 bombas e realizados 154 testes de qualidade.
Nesse sentido, a operação teve início no dia 29 de novembro e findou na última quinta-feira (01). A força-tarefa percorreu postos de Florianópolis, Camboriú, Blumenau, Indaial, Brusque, Itapema, Penha, Tubarão, Criciúma, Içara, Palhoça, São José, Joinville, Araquari e Jaraguá do Sul. Nesse sentido, as principais irregularidades estão a falha na exibição de preços; ausência de lacres nas bombas de combustível; e entrega ao consumidor de 180 ml a menos a cada 20 litros de combustível.
LEIA TAMBÉM:
Participaram da operação em Santa Catarina, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Instituto de Defesa do Consumidor (Procons de SC e dos municípios), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Inmetro/SC) e a Polícia Militar de Santa Catarina.
Denuncie postos de combustíveis
O MPJP criou um canal voltado ao consumidor para denunciar estabelecimentos que não estiverem cumprido as determinações legais para operar.
Por fim, desde que o canal foi aberto em 11 de julho, já foram contabilizadas 1.932 denúncias. Os estados com mais reclamações são Acre e São Paulo, com 482 e 223 registros, respectivamente.
Sugestão de pauta