O incêndio começou com um circuito no sistema elétrico de interruptores
Na última sexta-feira (04), por volta das 21h41min, o Batalhão de Bombeiros Militar de Trombudo Central foi acionado para um incêndio em uma estufa de fumo. O fato aconteceu no município Agronômica de Santa Catarina.
Segundo a OBM, no local foi constatado que o incêndio na estufa foi ocasionado por uma falha elétrica. Segundo o relato do proprietário, houve um curto circuito na fiação dos interruptores ao lado da fornalha.
Em seguida, o mesmo informou que tentou jogar água para conter as chamas. Porém, a ação resultou em uma fagulha que adentrou na estufa e, o incêndio acabou saindo de controle.
Desse modo, os bombeiros fizeram o combate direto com duas linhas montadas. Nesse sentido, foi realizado um combate direto no interior da estufa e, outro pelo lado de fora, no maquinário existente da fornalha.
Dessa forma, o incêndio foi controlado e foi feito o rescaldo com o apoio de um trator de um vizinho que carregava um tanque com 4000 mil litros de água. Contudo, foram utilizados 12000 litros de água, sendo 4000 litros da viatura dos bombeiros + 8000 litros do trator.
Todavia, o tempo aproximado de combate e rescaldo foi de 1h30min. Por outro lado, o local tinha aproximadamente 170m², sendo uma edificação residencial e comercial. Porém, a área atingida tinha, aproximadamente, cerca de 50m².
Logo após o combate às chamas, o proprietário foi orientado a não religar os disjuntores. Também, foi pedido que contatasse um eletricista para identificar o local do problema e corrigi-lo.
Do mesmo modo, foi orientado pela OBM sobre os riscos estruturais que o incêndio causou no local da estufa. Por último, o local da ocorrência ficou sob a responsabilidade do proprietário.
Sugestão de pauta