O estado se destaca no e-commerce, com um faturamento de R$ 4 bilhões entre janeiro e setembro de 2022
Comprar é um hábito que, além de movimentar a economia, muitas vezes, traz bem-estar e qualidade de vida para o consumidor. Quando a população compra, gera emprego e renda para a população. Mas, em tempos de crise que a sociedade brasileira enfrentou e ainda enfrenta, quando os juros voltaram a assustar, a queda nas compras é o primeiro indicador de que as coisas não andam muito bem. 2022 já passou da metade, e a economia do Brasil ainda está longe do ideal, mas a boa performance de alguns estados como Santa Catarina, especialmente no setor de moda e eletrodomésticos, enche economistas de esperança.
Sucesso no e-commerce
O perfil do consumidor pós-Covid mudou muito, e agora nos habituamos a comprar praticamente tudo pela internet. Com isso, houve um crescimento imenso nas compras online, um dos pontos de destaque em Santa Catarina, que vendeu R$ 4 bilhões no e-commerce entre janeiro e setembro de 2022. Deste total, 20,4% das vendas aconteceram no setor de moda, enquanto 14,9% ocorreram no setor de eletrodomésticos. Um índice acima do nacional, que é de 18,3% e 14,4%, respectivamente. Os dados são resultado de uma pesquisa realizada pela Neotrust, que avaliou também outras questões pertinentes ao comércio na região.
Quando é analisado o faturamento do estado, o destaque vai para os produtos de telefonia, eletrodomésticos e eletrônicos. Mas, quando o volume de compras é o foco, se destacam moda, beleza e alimentos, respectivamente.
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Moda em Santa Catarina
O setor de moda é um dos mais fortalecidos em Santa Catarina, quase uma marca registrada da região. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o estado é líder nacional na produção de vestuário. Não é à toa que 18,5% dos estabelecimentos industriais são destinados ao segmento, que fornece 21,8% dos empregos nas indústrias do estado. Com o crescimento do e-commerce, a região consegue expandir seu mercado para muito além das fronteiras físicas.
Preferência pelo cartão de crédito
O levantamento analisou também o perfil do consumidor da região Sul do país quanto às preferências de pagamento, e constatou que 56,5% dos pagamentos realizados no período analisado foram feitos no cartão de crédito, muito semelhante à média brasileira, que é de 54,6%. Já o pagamento com Pix é mais frequente no Sul, com um índice de 7,2%, enquanto a média nacional é de 5,4%. Santa Catarina é campeã de vendas da sua região, responsável por 25% do faturamento.
Todo esse crescimento do estado é maravilhoso para a economia e também agrada aos consumidores, que contam com mais opções para pesquisar e comprar no melhor preço. Quanto mais o setor se desenvolve, mais fácil é comprar boas mercadorias, como um tênis Adidas, por exemplo, por um preço mais competitivo.
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