Professora Claudete representa o município concorrendo a uma vaga na Câmara dos Deputados
O Portal Misturebas abre espaço e dá um enfoque todo especial as cidades da região do Vale do Itajaí com menos de 100 mil habitantes que possuem candidatos a Deputado (Federal e Estadual), oportunizando aos cerca de 150 mil eleitores da região conhecerem o perfil pessoal, profissional e político de cada um dos (as) concorrentes na corrida eleitoral em 2022.
Ascurra
O destaque desta edição é o município de Ascurra, cuja história é originada em 1874, quando o Dr. Hermann Blumenau enviou agrimensores para mapear e delimitar os lotes nas proximidades do Ribeirão São Paulo. Na ocasião, foi dado o nome de “Ascurra” em homenagem a vitória decisiva das forças brasileiras na Guerra do Paraguai em 1869, em que o exército paraguaio se deu por vencido. Assim sendo, quando os primeiros imigrantes chegam em 1876, o território a que vieram povoar já possuía um nome.
Conheça agora um pouco mais sobre a única representante do município de Ascurra no pleito eleitoral que se aproxima:
Professora Claudete (PSD) – Candidata a Deputada Federal
Claudete Rocha da Silva, mais conhecida como a Professora Claudete, tem 63 anos e é natural do interior de Ilhota-SC. Há mais de três décadas vive em Ascurra, no Vale Europeu.
É casada com Arão João Silva, mãe de sete filhos (quatro homens e três mulheres), sendo que um deles, Arão Josino, é o atual Prefeito da cidade de Ascurra.
Professora da rede pública por 30 anos, também foi empresária e atua como voluntária em causas sociais, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Tem uma grande caminhada como profissional, na qual somou muita experiência que, agora, quer colocar a disposição de todos os catarinenses como Deputada Federal.
A professora Claudete diz ser uma verdadeira apaixonada pela Educação. Aliás, afirma que viu muitas famílias sendo transformadas depois que seus filhos tiveram acesso as oportunidades. Uma porta que se abre pode mudar toda uma história. Contudo, diz que ainda não vê o Brasil priorizando esse debate.
LEIA TAMBÉM:
“Acabamos de passar por uma pandemia. Quais as políticas públicas foram desenhadas para que nossos alunos recuperem todo esse período em que ficaram em casa? O que estamos fazendo para evitar a evasão escolar no ensino médio? questiona a candidata.
A Professora Claudete diz que sempre gostou muito da política, porém, sempre achou que esse mundo não era para gente comum como ela. Nascida no interior, filha de agricultores, foi a única de sete irmãos que teve acesso ao ensino superior durante a juventude. Foi professora da rede pública por mais de 30 anos, Diretora de escola e secretária.
Após se aposentar, foi empreender e gerar empregos e sentiu na pele as dificuldades. Ela também é voluntária de causas sociais.
“Com as experiências veio também a preocupação: que Brasil vamos deixar para as próximas gerações? Só existe uma forma de mudar o nosso país, isso vai acontecer quando nós, pessoas comuns, assumirmos a política sem medo. Porque nós conhecemos a realidade da vida, do trabalho, das dificuldades e lutas”, acentua a Professora Claudete.
LEIA TAMBÉM:
Declaração exclusiva ao Portal Misturebas
“Precisamos de representatividade política para o Vale Europeu. De gente que passa pela BR-470 e conhece o caos em que ela se encontra. Precisamos de representante que levante a bandeira da educação. Que lute pelas famílias e defenda as pequenas cidades. De quem vê a política como missão. É por isso que sou candidata a Deputada Federal por Santa Catarina”
Sugestão de pauta