As cidades ainda estão contabilizando os estragos.
Depois da passagem de um ciclone extratropical na semana passada, pelo menos nove municípios de Santa Catarina decretaram situação de emergência.
Posteriormente, a Defesa Civil informou que as rajadas de ventos passaram de 100 km/h e choveu mais que o triplo esperado para o mês de agosto.
Na última quinta-feira (11) e sexta-feira (12), as chuvas deram uma trégua, mas ainda assim a situação dos municípios continuou preocupante. As cidades ainda estão contabilizando os estragos.
Entre os principais estragos registrados estão: quedas de árvores, destelhamento de casas e estabelecimentos comerciais e alagamentos em diversas ruas.
Logo depois, as nove cidades, sendo Itapoá, Barra Velha, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Joinville, Penha, Porto Belo, Navegantes e Itajaí decretaram situação de emergência ainda na última quarta-feira (10).
• LEIA TAMBÉM: Próxima semana será de frio e a presença de um novo ciclone em SC
A princípio, em todos os municípios, o atendimento à população está sendo canalizado pelo Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193.
Alertas ainda são mantidos
De acordo com as informações, as cidades mais próximas ao litoral devem seguir com um risco de deslizamentos e alagamentos, entre outras ocorrências associadas aos temporais, como enxurradas e inundações.
Isso se deve ao alto volume de precipitação que o solo acumulou nesses últimos dias. Neste domingo (14), o risco passa de alto para moderado.
Sugestão de pauta