A ideia é que as crianças façam a denúncia sem a presença de um adulto
Agora está mais fácil para as crianças denunciarem casos de violência que tenham vivido ou presenciado. O aplicativo “Sabe – Conhecer, Aprender e Proteger” foi desenvolvido especialmente para que os menores possam ter autonomia de comunicar às autoridades caso percebam algo de errado.
A princípio, lançado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o app foi personalizado para dois públicos: crianças de 6 a 12 anos e adolescentes com mais de 12.
Logo na primeira tela, dá para escolher qual interface usar. Na opção para os menores, o conteúdo é feito de forma mais direta e simples. Já para os maiores, também ficam disponíveis materiais sobre como aprender a identificar diferentes tipos de violência e como pedir ajuda. Para eles mesmos ou para outras crianças.
LEIA TAMBÉM:
Nesse sentido, a ideia do aplicativo é permitir que as crianças realizem as denúncias, já que hoje a maioria delas é feita por um adulto. Tanto é que, nas duas interfaces, existe uma aba de denúncias. Nesse sentido a criança tem a chance de conversar diretamente com um atendente do Disque 100.
Como baixar o aplicativo
Contudo, na seção “Fale com a Gente”, a criança se comunicará, por mensagens ou uma chamada de vídeo.
Em comunicado, o MMFDH disse que todos os profissionais do Disque 100 poderão falar com as crianças, inclusive as surdas.
Por fim, todo e qualquer tipo de denúncia de violência contra crianças pode ser feita por meio do aplicativo. Ele pode ser acessado pela internet e baixado em dispositivos com sistemas Android e iOS.
Sugestão de pauta