Para saber mais procure sua unidade de saúde de referência!
Conheça cada um dos métodos Contraceptivos:
➡️ DIU de cobre: O DIU (dispositivo intrauterino) é uma pequena estrutura que é colocada no interior da cavidade uterina através de um procedimento relativamente simples. Sua eficácia chega a 99%. O dispositivo para evitar a gravidez não planejada fornecido pelo SUS e disponibilizado através do Governo Federal é o de cobre. Ele não possui nenhum tipo de hormônio.
➡️ Contraceptivo oral (comprimido): Uma vez que depois de ingeridos, eles inibem a liberação do hormônio liberador de gonadotrofinas pelo hipotálamo, reduzindo, desta forma, a probabilidade de haver fecundação.
➡️ Contraceptivo injetável mensal e trimestral: O anticoncepcional injetável é uma injeção com hormônios, que têm a função de impedir o processo de ovulação na mulher. Com isso, sem a liberação de óvulos, não ocorre à fecundação e, assim, é prevenida a gravidez.
LEIA TAMBÉM:
➡️ Pílula do dia seguinte: A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência que pode ser usado após uma relação sexual desprotegida. Também pode ser usada quando o método contraceptivo habitual falhou, como acontece quando o preservativo estoura ou a pílula anticoncepcional foi esquecida. Entretanto, não é um método que deve ser usado de rotina.
➡️ Preservativo masculino e feminino: Popularmente conhecidos como camisinha, agrega a vantagem de prevenir a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST). Existem camisinhas masculinas e femininas. Ambas são de látex ou poliuretano. A camisinha masculina recobre o pênis criando uma barreira de contato com a vagina, retendo assim o esperma durante a fase de excitação e a ejaculação. A camisinha feminina tem a mesma função, no entanto, seu formato é de um tubo com anéis em cada extremidade, sendo um fechado e outro aberto.
➡️ Laqueadura (definitivo): A laqueadura, também conhecida como ligadura de trompas, é uma cirurgia de esterilização definitiva que consiste em cortar, amarrar ou colocar um anel nas trompas de Falópio, interrompendo assim a comunicação entre o ovário e o útero, o que impede que o esperma chegue até o óvulo e ocorra fecundação, prevenindo permanentemente a gravidez.
➡️ Vasectomia (realizado em homens): É um procedimento cirúrgico em que se realiza a ligadura dos diferentes condutores que levam os espermatozoides desde os testículos até o condutor da urina, a uretra. Os espermatozoides são conduzidos através da uretra ao exterior, no momento da ejaculação. Com a vasectomia é interrompida a passagem dos espermatozoides. Isto é, o procedimento pode ser realizado atualmente com incisão ou sem o corte do bisturi. A internação é ambulatorial já que a anestesia aplicada é local.
A SAÚDE DE INDAIAL MAIS PERTO DE VOCÊ!
Sugestão de pauta