Em Timbó, existem 132 alunos com diagnóstico médico e caracterizados como público-alvo da educação especial.
O Plano Nacional de Educação prevê, em sua Meta 4, o objetivo de universalizar para a população de 4 a 17 anos, portadora de deficiência, o acesso à educação inclusiva. A medida, garante direitos e promove a aprendizagem, estimulando a autonomia e a independência das pessoas com deficiência em todas as fases da vida.
A fim de expor sobre o assunto a Câmara de Vereadores de Timbó, solicitou o comparecimento dos Secretário de Educação Alfroh Postai e o Professor e Doutor em Educação Juliano Bona, para explanar sobre educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
O Secretário Alfroh, iniciou sua fala agradecendo ao Prefeito Jorge Krüger – que estava presente na Sessão -, mencionando que em 2017 juntamente com a equipe da secretaria de educação iniciaram o projeto de uma política de educação especial para o município, “que nós pudéssemos estar proporcionando à essas crianças, uma condição melhor para que elas pudessem estar se desenvolvendo com maior autonomia possível”, disse o secretário.
O Doutor em Educação Juliano Bona, iniciou citando a autora Djamila Ribeiro a qual em seu livro Lugar de Fala retrata, de que forma podemos nos colocar no lugar do outro, sem fazer parte da realidade do outro.
A Política Municipal de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo, assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino, proporcionando ferramentas estratégias e recursos educativos necessários para o pleno desenvolvimento dos alunos (públicos alvo), desta modalidade de ensino e a superação das barreiras de ensino e aprendizado.
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Em Timbó segundo a Secretaria de Educação, existem 132 alunos com diagnóstico médico e caracterizados como público-alvo da educação especial. Alguns deles com mais de um diagnóstico ou comorbidade.
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