Notícias de Educação

Educação especial na perspectiva da educação inclusiva, foi tema na Tribuna da Câmara de Timbó

Clique e saiba mais!
Garanta já o seu!

O Plano Nacional de Educação prevê, em sua Meta 4, o objetivo de universalizar para a população de 4 a 17 anos, portadora de deficiência, o acesso à educação inclusiva. A medida, garante direitos e promove a aprendizagem, estimulando a autonomia e a independência das pessoas com deficiência em todas as fases da vida.

A fim de expor sobre o assunto a Câmara de Vereadores de Timbó, solicitou o comparecimento dos Secretário de Educação Alfroh Postai e o Professor e Doutor em Educação Juliano Bona, para explanar sobre educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

Saiba mais!

O Secretário Alfroh, iniciou sua fala agradecendo ao Prefeito Jorge Krüger – que estava presente na Sessão -, mencionando que em 2017 juntamente com a equipe da secretaria de educação iniciaram o projeto de uma política de educação especial para o município, “que nós pudéssemos estar proporcionando à essas crianças, uma condição melhor para que elas pudessem estar se desenvolvendo com maior autonomia possível”, disse o secretário.

O Doutor em Educação Juliano Bona, iniciou citando a autora Djamila Ribeiro a qual em seu livro Lugar de Fala retrata, de que forma podemos nos colocar no lugar do outro, sem fazer parte da realidade do outro.

Faça seu orçamento - Clique aqui

A Política Municipal de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo, assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino, proporcionando ferramentas estratégias e recursos educativos necessários para o pleno desenvolvimento dos alunos (públicos alvo), desta modalidade de ensino e a superação das barreiras de ensino e aprendizado.

➡️ Veja também: Timbó começa a entregar carnês do IPTU 2022

Em Timbó segundo a Secretaria de Educação, existem 132 alunos com diagnóstico médico e caracterizados como público-alvo da educação especial. Alguns deles com mais de um diagnóstico ou comorbidade.

Saiba mais!
CLIQUE PARA ENTRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo