Número de pontos pode fazer o motorista ter o documento suspenso
Quem possui pontos em sua CNH deverá ficar atento. Está valendo desde 2021 novas regras que dependendo, pode suspender a Carteira de Habilitação. No caso de reincidência, a restrição pode chegar a dois anos, além do pagamento de multas.
Desse modo, o limite de pontos que leva a apreensão da CNH, subiu de 20 para 40 pontos. No entanto, o total de pontos para perder a carteira temporariamente varia. Isso ocorre, conforme a quantidade de multas gravíssimas acumuladas pelo condutor.
Portanto, de acordo com o código, a CNH só será devolvida ao condutor após o término da penalidade e do curso de reciclagem, que é obrigatório.
Se o motorista é pego dirigindo o veículo com a carteira retida, terá que pagar multa de aproximadamente R$ 900, e o veículo retido até a chegada de outra pessoa habilitada, além da cassação da carteira por dois anos.
CNH com multa salgada
Por fim, a multa gravíssima está valendo R$ 239,37 e gera sete pontos na carteira. O motorista ganha a multa, quando dirigir falando ao celular, avançar sinal de trânsito, andar na faixa exclusiva de ônibus, parar em vaga destinada à pessoa com deficiência, entre outras condutas.
Leia também: Motorista foge após atropelar e matar mulher em Curitibanos
As demais infrações geram menos pontos – grave (cinco pontos), média (quatro pontos) e leve (três pontos).
Sugestão de pauta