Chamada de “Contorno Viário de Florianópolis”, a obra conta com dois mil trabalhadores.
A princípio, a estrutura conta com 50 quilômetros de obras rodoviárias, contendo 4 túneis duplos, mais de 30 estruturas de pontes, viadutos e outras vias com desníveis. As obras passam pelos municípios de Palhoça, Biguaçu e São José e o custo é de R$ 3,7 bilhões.
Em síntese, Santa Catarina é um dos principais destinos turísticos do País. Porém, o trânsito nas imediações da cidade é caótico, principalmente nas manhãs e finais de tarde.
Está cada vez mais comum, os motoristas demorarem duas horas para chegar a capital, cujo trecho seria feito em 20 minutos, mas a falta de estrutura viária, não deixa que os motoristas façam esse trajeto facilmente.
>> LEIA MAIS: Jovem é apedrejado e esfaqueado por pai e filho em Ilhota
Porém, a obra que está em andamento, desviará parte deste trânsito. Chamada de “Contorno Viário de Florianópolis”, o local conta com dois mil trabalhadores.
ANDAMENTO
O senador Esperidião Amin, que já foi governador do Estado, tem acompanhado as obras e garante que as mesmas serão concluídas em dezembro de 2023.
MEIO AMBIENTE
Desde o início, foram inúmeras as alterações no projeto, por conta de impedimentos de licenciamento ambiental e desapropriação.
Posteriormente, os impactos ambientais são muitas vezes causados por conta do tamanho da obra, com degradação ambiental em áreas da Mata Atlântica.
De acordo com informações, as empresas que estão à frente da obra colocaram em prática alguns programas para o resgate da flora, plantio de árvores, monitoramento da fauna e da arqueologia. Ao todo, 13 programas ambientais fazem parte do conjunto de ações.
A empresa Arteris, que está executando as obras, é uma concessionária que recolhe pedágios e faz contrapartidas em melhorias de mobilidade onde atua, sendo responsável pela operação de cinco rodovias federais.
HISTÓRIA
O então governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, começou em 2003, a articular politicamente sobre a importância da duplicação da parte Sul da rodovia, e o contorno de Florianópolis entrou na agenda.
Em conclusão, o projeto desta obra começou em janeiro de 2010, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quem esteve pessoalmente na região.
Sugestão de pauta