A decisão pode ter vindo com o intuito de impedir protestos contra a guerra pelas redes sociais.
Nesta sexta-feira (4), a autoridade de comunicação do governo da Rússia anunciou que as plataformas da META, empresa dona do Facebook, estão com o acesso bloqueado no país. Além da Meta, a agência de notícias russa TASS informou que o Twitter também foi bloqueado no território russo.
O bloqueio da rede social foi determinado porque o Facebook estaria “discriminando” a mídia russa e os recursos de informação do governo
“Em 4 de março de 2022, foi tomada a decisão de bloquear o acesso à rede do Facebook (de propriedade da Meta Platforms, Inc.) no território da Federação Russa”, diz o comunicado do Roskomnadzor
>> LEIA MAIS: Motociclista tem corpo despedaçado após acidente em Jaraguá do Sul
A agência reguladora de mídia russa Roskomnadzor, alega que registou 26 casos de discriminação contra os media russos por parte do Facebook desde outubro de 2020.
Outro fator que explica a decisão russa, é a tentativa, por parte da Rússia, de impedir a organização de protestos contra a guerra por meio das redes sociais da plataforma.
Pelo fato das manifestações serem proibidas no país, os grupos manifestantes precisam de uma autorização do governo com, no mínimo, 10 dias de antecedência.
Sugestão de pauta