O projeto Maker para 2022 ocorreu na última segunda-feira.
Conforme informações da Prefeitura de Indaial, na última segunda-feira, 28 de fevereiro, a Secretaria de Educação, junto ao Sesi de Indaial, promoveu, nas dependências da EBM Professora Anna Alves Dias, a apresentação do projeto Maker, o qual irá oferecer aos alunos de escolas da rede municipal de ensino oficinas gratuitas nas áreas de ciências e invenções, comunicação e mídias, tecnologia e robótica, além de games e animações.
O evento contou com a participação do secretário de Educação, Márcio Moisés Selhorst, e da gerente executiva da Regional Vale do Itajaí – Fiesc, Sesi e Senai, Silvia de Pieri. Na ocasião, também estiveram presentes a equipe pedagógica do projeto Maker, coordenação de informática da SED, gestão da escola, pais e professores.
O programa será realizado em parceria com o Sesi de Indaial e contemplará todas as escolas da rede. Para 2022, a Secretaria Municipal de Educação adquiriu 15 turmas para o Ensino Fundamental, com 20 vagas cada, prevendo beneficiar 300 estudantes. O Maker atenderá, inicialmente, alunos do 6° ano no contraturno escolar.
➡️ Veja também: Homem é morto por atiradores em Realeza, no Paraná
A SED já contava, até então, com uma sala de Robótica, localizada no Centro de Indaial, para atender estudantes de toda a rede municipal de ensino. Agora, com a adesão ao projeto Maker, as turmas serão formadas nas próprias escolas com o intuito de abranger um maior número de alunos.
Para as aulas, os estudantes contarão com o apoio de profissionais do Sesi (professor e auxiliar de sala) e, se necessário, haverá acompanhamento pedagógico e psicopedagógico para melhor experiência do aluno. Todos os materiais utilizados para a execução das atividades programadas também serão disponibilizados aos estudantes.
O aluno receberá ainda camiseta personalizada para uso durante as aulas, além de um kit de boas-vindas e artefatos de formatura. As experiências e avaliação contínua da aprendizagem serão registradas no “Diário de Bordo” e, semanalmente, as famílias dos estudantes serão atualizadas, por meio de grupos de aplicativos, quanto às atividades desenvolvidas. O contrato prevê ainda o deslocamento da equipe do Sesi até as escolas para as práticas em sala.
As aulas iniciam no fim de março e acontecerão uma vez por semana, no período da manhã ou à tarde. Interessados devem entrar em contato com a gestão da respectiva escola que o estudante frequenta para obter mais informações quanto ao processo de inscrição.
“O projeto Maker traz inovações e mudanças que transformam o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Esse é, certamente, mais um investimento que fará diferença no futuro dos jovens”, comenta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.
Sugestão de pauta