E você, ficou curioso pra saber quem é o criador do bitcoin?
Um dos maiores mistérios que rondam a história dos Bitcoins é saber quem é seu criador. O pseudônimo dessa pessoa misteriosa que criou a primeira criptomoeda do mundo é Satoshi Nakamoto.
Mas afinal, quem é ele? Essa dúvida já dura mais de uma década.
Surgiram histórias de que o suspeito de ser o criador do Bitcoin havia morrido e teve seu corpo congelado. A teoria aguçou ainda mais os segredos sobre a história da criptomoeda.
Veja também: Operação de combate ao golpe da venda de criptomoedas falsas é desencadeada pela PC em SC.
Neste artigo, buscamos informações sobre as teorias que rondam Satoshi Nakamoto. Vamos lá?
Quem é Satoshi Nakamoto?
Como dito, Satoshi Nakamoto é o pseudônimo usado pelo criador do Bitcoin, e que até hoje ninguém sabe quem é o grande gênio por trás de tamanha invenção.
Sua primeira aparição online foi em 18 de agosto de 2018. Foi registrado o domínio bitcoin.org. em seguida passado para outros desenvolvedores.
Meses depois foi enviado um e-mail para uma lista de pessoas que demonstravam interesse pela criptografia.
As mensagens enviadas, contam sempre com um inglês impecável, dando a entender que sua origem vem de um país de língua inglesa.
E essa teoria se deu pelo simples fato de não ter nada em japonês na documentação do software. Existem suspeitas de que uma dessas 5 personalidades seja Satoshi Nakamoto.
Veja:
Dorian Nakamoto
Criador de um software para o governo norte-americano, Dorian Satoshi Nakamoto, nega ser o criador do Bitcoin em 2014.
Hal Finney
Hal trabalha no desenvolvimento de uma tecnologia considerada fundamental para o Bitcoin, as conhecidas chaves de criptografia assimétrica. Assim como Dorian, Hal Finney sempre negou ser a pessoa por trás da criação.
Nick Szabo
Considerado o mais provável por ser Satoshi Nakamoto, após 40 estudantes encontrarem diversos maneirismos linguísticos do Bitcoin. Além disso é o inventor do conceito de smart contracts, peça fundamental na manutenção da criptomoeda.
Craig S. Wright
Em 2016 o cientista Craig admitiu ser Satoshi Nakamoto, e afirma que o Bitcoin sempre foi libertário, e o que fará falhar é tentar mudar isso. Mesmo com a revelação, nunca houve provas concretas sobre o assunto.
Um grupo
Sim, a quinta pessoa suspeita seria um grupo. Todos os demais suspeitos são libertários, assim como o criador do Bitcoin.
Existem teorias de que todos se uniram para construir o código da criptomoeda.
Satoshi Nakamoto e a criação do bitcoin
O criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, permaneceu ativo durante o processo da criptomoeda durante dois anos.
Tendo participações em fóruns oficiais e se comunicando com demais desenvolvedores e usuários, até o momento que realizou a sua última postagem em 2010 e desapareceu.
No entanto, foram feitos muitos estudos sobre registros, criptografia, teorias e sistemas de dinheiro eletrônico até o seu lançamento.
Como o bitcoin surgiu e se desenvolveu
No final de 2008, nasceu uma proposta inovadora denominada Bitcoin: A Peer- to- Peer Electronic Cash System, assinado por Satoshi Nakamoto.
Com o seu alto valor e os avanços tecnológicos, a moeda começou a fazer sucesso entre milhares de investidores e é muito procurada atualmente.
Mantendo um valor de negociação estável, acima de $60.000.
Satoshi Nakamoto e o Whitepaper Bitcoin
Whitepaper Bitcoin é um termo dado para um documento informacional, que foi publicado para promover e dar detalhes dos recursos sobre um produto ou serviço.
Em outubro de 2008, o Whitepaper, dava indícios do que seria o bitcoin.
O pseudônimo Satoshi Nakamoto, diz ter trabalhado em um novo sistema de dinheiro eletrônico, que seria completamente ponto a ponto, sem a necessidade de terceiros.
A mensagem foi enviada para uma lista de e-mail com destinatários interessados na criptografia.
O que aconteceu com Satoshi Nakamoto
O inventor do bitcoin, é até hoje desconhecido.
Conhecido por Satoshi Nakamoto, ganhou diversas personalidades ao longo dos anos. Craig Wright, que afirma ser o verdadeiro criador, levou a história um pouco mais longe.
Ele abriu um processo para a retirada do Whitepaper da plataforma bitcoin.org. O cientista ganhou na justiça um processo de violação de direitos autorais contra o operador. O Supremo Tribunal de Londres emitiu uma liminar a favor do suposto inventor da criptomoeda.
Mensagem final de Satoshi Nakamoto
Em abril de 2011, Satoshi Nakamoto enviou os seus últimos e-mails para os desenvolvedores, deixando claro que seguiria outros projetos.
Entregando, assim, a chave criptográfica utilizada para o envio de alertas em todas as redes. Desde então, ninguém mais conseguiu rastrear Nakamoto.
Contudo, anos depois, o Bitcoin evoluiu passando de um projeto obscuro para um ativo financeiro de um trilhão de dólares, o que atraiu governos, instituições financeiras, corporações e investidores.
Mesmo com tanta teoria, a identidade de Satoshi Nakamoto continua em segredo, e estima-se que seu estoque seja de 1 milhão de bitcoin.
Por fim, o mistério continua sobre quem é Satoshi Nakamoto, se um dia ele irá aparecer, ou se ainda está vivo.
Uma coisa é certa, seu trabalho veio para ficar!
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e nos siga no Instagram.
Sugestão de pauta