Confira as dicas para evitar tentativas de simulações de preços e golpes.
A Black Friday, famosa data com promoções significativas, está chegando e é preciso estar atento para tentativas de simulações de preços e golpes. Por isso, o Procon de Timbó já está a postos atuando na fiscalização e garantindo os direitos do consumidor timboense.
“Estamos há três meses fazendo o levantamento de preços nos comércios do município, para ser possível ter um parâmetro sobre a prática da ‘metade do dobro’, quando preços promocionais, na verdade, sofreram um aumento antecedente a Black Friday para ser aplicado o desconto”, explica o coordenador do Procon Timbó, Osvaldo Brodwolf.
Nesta segunda-feira, dia 22 de novembro, já estiveram em comércios de Timbó. O serviço será intensificado ainda mais na sexta-feira, dia 26, quando os profissionais do Procon estarão nas ruas fiscalizando os preços e orientando os consumidores. Caso verifiquem alguma irregularidade na prática de preços será feito o auto de infração. Conforme publicado pela Prefeitura Municipal, o consumidor que tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com o Procon, no telefone 47 3399-0574
Dicas para Black Friday
O Procon Timbó preparou algumas dicas que o consumidor deve estar atento durante a Black Friday:
- Pesquisa de Preço
Realize uma pesquisa de preço nos produtos que deseja adquirir em outros estabelecimentos e lojas (on-line ou não). Verifique se o preço está de acordo com o apresentado no mercado.
Há ferramentas, como o site Zoom, onde é possível pesquisar o produto e o seu histórico de preços, verificando se houve algum aumento no valor nos dias antecedentes a Black Friday.
- Qualidade
Se o desconto for muito alto, certifique-se de que as peças colocadas à venda não são de mostruário (que geralmente possuem alguns defeitos), obsoletas ou apresentam qualquer tipo de problema ou característica que reduza o seu valor.
- Estabelecimento
Um cuidado importante, principalmente com compras pela internet, é com relação a idoneidade e confiabilidade da loja. Consulte e verifique a reputação da loja, até mesmo sua existência real. Isso que pode ser feito em portais on-line, como o Reclame Aqui e no site consumidor.gov. Verifique se a loja possui endereço físico, número de CNPJ, informações de contato e canais de relacionamento com o consumidor. Caso não tenha, pode ser considerado arriscado comprar qualquer coisa ali.
–> LEIA TAMBÉM: Blumenau intensifica ações de combate à dengue nos cemitérios
Fique atento nos comentários na página do produto que quer adquirir. Lá terão várias experiências de outras pessoas que já adquiriram o produto.
Imprima as páginas com a oferta do produto, suas características e informações sobre a garantia. Preste atenção ao prazo de entrega. Tudo o que é ofertado, deve ser cumprido pela loja, sob pena de incorrer em ilícito perante o Código de Defesa do Consumidor.
- Não comprar por impulso
Por fim, mas não menos importante, evite realizar compras por impulso, apenas porque achou a oferta imperdível. É exatamente esse o objetivo das lojas: fazer com que as pessoas, tomadas por um sentimento repentino, comprem seus produtos.
Planeje, pesquise e verifique sua compra para evitar arrependimentos, endividamentos desnecessários e problemas futuros.
Sugestão de pauta