Investimento milionário significará mais emprego e renda para o Norte Catarinense.
Todas as versões a combustão das novas gerações das linhas X3 e X4 serão fabricadas em Araquari (SC). Entre os novos modelos está o X4 M40i, equipado com motor de 387 cv. Produção local de um modelo BMW inédito será anunciado no futuro próximo. Incrementos incluem a ampliação de desenvolvimentos mundiais com engenharia local.
Celebrando seu vigésimo sexto aniversário, o BMW Group Brasil, sem dúvidas, construiu uma história de sucesso nesse período em que está no país. São quase três décadas entregando veículos e desenvolvimento de tecnologias com os padrões de qualidade BMW Group, que proporcionam o Puro Prazer em Dirigir aos clientes brasileiros. E nada melhor do que comemorar anunciando um dispêndio de R$ 500 milhões para reforçar o compromisso da empresa com o Brasil.
“Celebrar 26 anos no Brasil vendendo mais que todos os concorrentes diretos somados é para celebrar e agradecer todos nossos clientes e colaboradores, assim como nossa Rede”, afirma Aksel Krieger, CEO e Presidente do BMW Group Brasil. “E vamos reforçar nossos recursos de forma a reforçar nosso compromisso com os clientes em produzir novos modelos e desenvolver novas tecnologias para o país”, completa.
O aporte será feito ao longo dos próximos três anos em diversas áreas. Menos de seis meses após o início das vendas na Europa, a Planta de Araquari começará a produzir no Brasil todas as versões a combustão dos novos BMW X3 e X4 para o mercado nacional.
Serão lançados, em breve, os novíssimos X3 M40i, X4 xDrive 30i M Sport e o X4 M40i. Este último será o veículo mais potente e tecnológico feito no Brasil, com motor de 387 cavalos. A cereja do bolo, porém, vem mais para frente. A Planta de Araquari vai receber a produção de um modelo BMW inédito no futuro próximo, que será revelado em breve pela matriz, na Alemanha.
“Confirmar a produção de novos modelos seis meses após vendas na Europa e ter a certeza que receberemos ainda um modelo novo e totalmente inédito reforça a qualidade do nosso time e processos para produzir com tecnologia, qualidade e paixão no Brasil”, afirma Otávio Rodacoswiski, Diretor Geral da Planta do BMW Group em Araquari.
A produção dos novos modelos virá acompanhada de outras melhorias importantes na operação. A equipe de Engenharia local será ainda mais ativa no desenvolvimento dos softwares de digitalização. Vale destacar que esse time já tem um papel muito relevante, no nível Global, na criação de diversos dispositivos, como o Intelligent Personal Assistant, o BMW e MINI My App e a Digital Key, que permite ao cliente abrir o veículo com o seu celular. Novos desenvolvimentos mundiais serão igualmente anunciados em breve.
Adicionados aos mais de R$ 1,3 bi que já foram investidos em Araquari até o momento, a operação de manufatura brasileira irá totalizar quase R$ 1,8 bi, desde 2014, só na Planta de Araquari.
“O Brasil é de longe o mercado com o maior potencial da América Latina, pois tem uma economia diversificada, uma população jovem e aberta às novas tecnologias. Por isso, confiamos muito no país e estamos promovendo essas inovações relevantes na Planta de Araquari”, afirma Alexander Wehr, Presidente e CEO do BMW Group para a América Latina.
Sustentabilidade em alta
Exemplo de sustentabilidade, a fábrica de Araquari é neutra em emissão de CO2. Isso é possível por meio da compensação das emissões na fazenda de vento de Morrinhos, na Bahia, que produz energia eólica. Todas as operações no Brasil, por sinal, são neutras em emissões de CO2, incluindo a Planta de Manaus e o escritório de São Paulo.
Em um ano, a fábrica reduziu seu impacto ambiental e trabalhou na diminuição do consumo de energia em mais de três mil MWh (Mega Watts hora), no consumo de água em quase dois milhões de litros e na redução de geração de lixo em mais de seis toneladas.
De 2019 até agosto de 2021, os números são ainda mais impressionantes: 21% de redução no consumo de energia, 29% na redução do consumo de água e 72% de redução em descartes gerados.
Os números também são positivos na instalação dos painéis fotovoltaicos no telhado da produção, que cresceram de 562 painéis para 1372 placas solares, gerando 788 MWh (Mega Watts hora) de energia e atingindo o objetivo de reduzir em vinte por cento a emissão de CO2.
Além disso, dois projetos que estimulam a Economia Circular foram criados pelo time da fábrica e merecem destaque. O primeiro é o Upcycle Element, que doa resíduos dos elementos da produção, como as embalagens dos chicotes elétricos ou uniformes usados, para cooperativas de mulheres costureiras da comunidade local. Esse material doado é transformado em mochilas, sacolas e outros produtos, que são comercializados por essas cooperativas, gerando renda e transformando a economia circular em realidade.
O segundo é o Seal the Deal, que transfere o resíduo dos selantes utilizado na produção para uma empresa parceira, que, por sua vez, utiliza esse material na fabricação de tapetes, forro das portas e outros componentes dos nossos veículos.
Todas as atividades da Planta de Araquari estão em linha com os objetivos ambientais globais do BMW Group 2030 que são: reduzir a emissão de CO2 em 80% na produção, em 50% no uso do carro por quilômetro rodado e em 20% na cadeia de fornecimento.
Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2020, o BMW Group vendeu cerca de 2,3 milhões de automóveis mais de 169.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2020 foi de aproximadamente 5,222 bilhões de Euros com receitas de 98,990 bilhões de Euros. Desde 31 de dezembro de 2020, o BMW Group tem uma força de trabalho de 120.726 colaboradores.
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia. (Com informações da assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil)
Sugestão de pauta