Segundo dados do Brasil e Argentina, este é um exemplar da maior espécie de água viva já registrada.
Na última quinta-feira (30), pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), capturaram um exemplar da maior espécie de água-viva já registrada, de acordo com os dados do Brasil e da Argentina. A espécie encontrada é a Lychnorhiza lucerna, e foi localizada no Norte de Santa Catarina.
A água-viva capturada possui 39 cm de diâmetro e pesa 4,6 kg. A Lychnorhiza lucerna é comum na costa entre o golfo do México e a Argentina, e oferece baixo perigo de queimaduras. Este animal possui grande potencial de exploração na extração de colágeno e na culinário asiática.
A espécie foi capturada em uma das saídas de campo do projeto de Monitoramento de águas-Vivas na costa Norte catarinense, realizado pela instituição de ensino. Um dos focos é prever se existirão águas-vivas com potencial de envenenamento de banhistas durante o período de veraneio. Durante a execução dos trabalhos, os pesquisadores observam as espécies, o tamanho, a velocidade de crescimento e como as populações aumentam e diminuem.
>> LEIA MAIS: Condutor fica ferido após veículo sair de pista e capotar em Ituporanga
O material foi encaminhado ao Laboratório de Anatomia da Univali para a realização de procedimentos que permitam a preservação do espécime e sua manutenção para futuras exposições.
Com informações de CNN Brasil
Sugestão de pauta