Atletas a partir dos 13 anos do Programa Semente recebem as avaliações.
A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Indaial, no Vale do Itajaí, promove uma ação com o objetivo de potencializar os treinamentos e desenvolvimento de atletas do Programa Semente. A ação ocorre em avaliações físicas nos jovens a partir dos 13 anos de idade, que participam de competições, equipes e pré-equipes das modalidades atendidas.
Tauana Cristina Dias Tomazini, professora do Programa Bolsa-Técnico, é quem conduz o trabalho realizado com os atletas. Ela é responsável por efetuar testes de antropometria (verificam a composição corporal dos esportistas), avaliações posturais (avalia se algum deles têm desvio postural que possa prejudicar seu rendimento), testes funcionais (alongamentos para prevenir futuras lesões e ajudar no desempenho), teste de força (verifica o seu desenvolvimento) e teste de VO2 (avalia a capacidade física do atleta).
Os primeiros testes já foram efetuados em esportistas da modalidade de Basquete. Serão beneficiados com essa ação os atletas de Atletismo, Ciclismo, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Jiu-jitsu, Judô, Karatê, Kickboxing, Natação, Patinação, Tênis de Mesa, Voleibol e Vôlei de Areia.
>> LEIA MAIS: Palestra no HBR sobre “Atendimento ao Recém-Nascido em Centro Cirúrgico” ocorre em sequência às ações do Educação Permanente
“Estamos preocupados com o desenvolvimento do atleta em todos os aspectos, não somente a prática da modalidade em si, mas também com o bem-estar físico e a saúde do esportista”, destaca o diretor-presidente da FME, Ademir Packer.
Sugestão de pauta