Ter um bom local de trabalho pode te ajudar a ser mais produtivo e ainda trazer benefícios para a sua saúde.
Por conta da atual crise sanitária, muitas pessoas tiveram que adaptar seu ambiente doméstico para comportar, também, seu ambiente de trabalho. Montar uma estação para isso em casa não precisa ser um processo custoso e trabalhoso. Podemos já adiantar um ponto: quando você encontrar a escrivaninha ideal, já estará com meio caminho andado.
Uma estação de trabalho bem organizada pode aumentar a sua produtividade e evitar alguns problemas, como dores nas costas, causados pela necessidade de ficar muito tempo sentado.
Mesa de trabalho
O ponto-chave para uma estação de trabalho eficiente é a mesa. Trabalhar com o computador no colo pode machucar as suas costas e diminuir a sua atenção, portanto um local onde apoiar o notebook é mais que necessário.
Há mesas de escritório disponíveis para todos os gostos. O que deve ser levado em conta na hora da aquisição é: a largura da mesa, que deve acomodar, além do notebook, um teclado e um mouse; e as medidas do local onde ficará o móvel.
As medidas mais recomendadas são de 50 centímetros de profundidade e 75 centímetros de altura. Porém, mesmo essas medidas sendo adequadas para a maioria das pessoas, você deve sempre levar as suas medidas em consideração. A questão da altura é mais relativa porque a cadeira ideal deve ter regulagem para isso.
A cadeira ideal
A cadeira pode ser sua grande aliada no home office ou sua grande inimiga. Isso se dá porque você passará muitas horas sentado nela e, caso ela não seja adequada para o seu corpo, você poderá ter problemas de saúde.
A cadeira deve possuir regulagem de altura para que seus pés estejam sempre apoiados no chão. Regulagem nos braços também é essencial, pois eles devem sempre ficar na altura do cotovelo. Uma boa postura exige que o encosto da cadeira seja adaptado para seguir a curvatura natural da coluna, permitindo o alinhamento dos ombros com o quadril.
Eletrônicos
Um bom notebook, desktop ou all-in-one faz toda a diferença no seu dia-a-dia de trabalho. Quando seu computador está lento ou apresentando travamentos, pode diminuir a sua produtividade, já que você passará muito tempo resolvendo essas questões, podendo gerar, inclusive, estresse.
>> LEIA TAMBÉM: Em primeira pescaria, jovem fisga peixe-espátula de 2 m e 74 kg e bate recorde mundial
Um bom computador não precisa ser aquele mais caro e potente, porém deve atender às necessidades comuns de um dia de trabalho. Caso você opte pelo notebook, você precisará de um suporte para ele, a fim de garantir uma boa postura no local de trabalho. A tela deve estar sempre na altura dos olhos, evitando que você faça movimentos bruscos de cabeça quando olhar para os quatro cantos da tela.
Um fone de ouvido é essencial para participar de reuniões sem interferências dos ruídos domésticos. Os modelos de fone que acompanham os celulares podem ser úteis, mas não isolam totalmente o barulho. O ideal, quando o orçamento para a montagem da estação de trabalho é mais alto, é o investimento em um fone estilo headset com microfone direcional e cancelamento de ruídos.
Uma vantagem de optar pelo notebook é a webcam embutida. Tanto o modelo desktop quanto o all-in-one precisam de uma câmera externa para a realização de videoconferências. Muitas empresas permitem que você a deixe desligada nas reuniões, porém em muitos casos o ligamento dela é solicitado para o estabelecimento de vínculos entre os profissionais.
A iluminação da estação de trabalho deve ser um fator de atenção. Prefira deixar a mesa perto da janela para ter uma melhor luminosidade durante o dia e maior ventilação. Para o escritório, prefira luzes brancas e frias, que te deixam mais acordado e melhoram a produtividade. O ponto de luz no teto muitas vezes não é suficiente, portanto invista em uma luminária de mesa para não forçar a visão enquanto trabalha.
Sugestão de pauta