A ação ocorreu durante a manhã desta quinta-feira, feriado de Corpus Christi.
Pneus, capacetes, brinquedos e diversos outros itens que encheram cinco embalagens de material reciclável foram recolhidos na manhã desta quinta-feira, 3 de junho, no Rio Benedito, em Timbó.
O trabalho de limpeza do rio foi uma iniciativa da Prefeitura de Timbó através do SAMAE, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e Defesa Civil, com apoio Corpo de Bombeiros Militar (CBM). A atividade também contou com a presença do vereador Edson Bona e dos escoteiros Glauco Alexandre Klitzke e Gilson Ricardo Casas, do 20º Grupo Escoteiro de Timbó.
“No início olhamos toda aquela água e até pensamos que não haveria tanto lixo, mas logo começamos a encontrar muitas sacolas, garrafas, caixas de medicamentos, calçados e até mesmo pneus”, relata o diretor de Operações do SAMAE, Diego Zatelli.
O diretor do departamento de Meio Ambiente do município, Rodrigo Orsi, destaca que essa é uma ação de extrema importância para conscientizar as pessoas a respeito dos cuidados e respeito com o meio ambiente. “Em apenas dez pessoas conseguimos recolher bastante coisa. Há trechos onde o acúmulo de lixo é muito maior, mas em todo o trajeto ficamos atentos e conseguimos, pouco a pouco, recolher algo e diminuir a poluição do nosso rio. Por isso sempre frisamos que uma ação, mesmo que pequena, mas feita por muitas pessoas, traz grandes resultados e benefícios para todos”, diz.
A responsável pelo setor de Educação Ambiental de Timbó, Carla Soraia Groni, comenta que Timbó é um município que preza pela qualidade de vida, porém atitudes negativas como o descarte irregular de lixo, por exemplo, acabam afetando a todos. “Há quem possa achar pouco o que pegamos, mas não é. É só pensar em tudo que estaria contaminando nossa água e nosso meio ambiente se esses calçados, resíduos, embalagens e objetos ainda estivessem lá. Vimos não um, mas alguns peixes mortos, boiando, vítimas desse descaso, isso sem falar que poluição ambiental é um crime grave”, alerta.
Sugestão de pauta