O relato do hospital é que foi um equivoco ocasionado de funerárias e já abriu uma sindicância para apurar o caso.
Nesta terça-feira, 16 de fevereiro, após grande repercussão do caso da troca de dois corpos de duas idosas, uma de 92 anos e outra de 94 anos, que faleceram na segunda feira (15), no Hospital de Ibirama, o mesmo se pronunciou sobre o caso emitindo uma nota oficial de esclarecimento.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Hospital Doutor Waldomiro Colautti vêm a público prestar os devidos esclarecimentos quanto aos óbitos ocorridos na data de ontem nesta unidade hospitalar.
Às 9:30h, a paciente E..W., 92 anos, residente de Ascurra, foi a óbito no Setor da Clínica Médica e em seguida encaminhada ao necrotério da unidade, devidamente identificada.
Posteriormente, às 11:20h a paciente I.M., 94 anos, residente de Presidente Getúlio, também foi a óbito no mesmo setor, sendo mantida na enfermaria, até a remoção do primeiro corpo no necrotério.
Comunicado os óbitos às famílias, e estas contactaram as funerárias de suas escolhas, para o acolhimento e translado dos corpos.
A funerário de Presidente Getúlio, contactada pela família de I.M., chegou ao hospital antes da funerária contratada pela família de Ascurra, e equivocadamente, sem ter realizado a identificação, levou o corpo da paciente E.W. para o preparo, velório e enterro, que ocorreu em Presidente Getúlio.
Após o corpo da paciente I.M. foi encaminhado ao necrotério, onde a funerária contratada pela família de Ascurra, levou o corpo de I.M. para o preparo, velório e enterro em Ascurra, ocorrendo nesse momento o segundo equívoco.
A paciente E.W. foi velada e enterrada em Presidente Getúlio.
A paiente I.M. foi velada em Ascurra, mas sendo reconhecida pelo neto, Sr. Marcos, como não sendo a sua avó, contactando o Hospital Dr. Waldomiro Colautti na data de hoje, para esclarecimento dos fatos.
Em virtude da constatação da troca dos corpos, o hospital, de imediato, contactou seus funcionários para checagem dos fatos ocorridos, bem como as funerárias e os familiares das pacientes em questão, além da assessoria jurídica do Estado, entre os horário de 10:30 e 12:00h.
Nas dependências do hospital, quando chegada dos familiares, prontamente foram atendidos e feitos esclarecimentos a ambas as famílias, sobre o terrível fato ocorrido, bem como feito um pedido formal de desculpas as mesmas, haja vista não ter havido nenhuma intenção de todos os envolvidos no acontecimento (hospital e funerárias).
Ratificamos que o Hospital Dr. Waldomiro Colautti realizou todos os protocolos de identificação dos corpos, como preconizado pelo Núcleo Interno de Segurança do Paciente.
O Hospital Waldomiro Colautti lamenta profundamente o ocorrido, ofertando todo suporte para as famílias e dando os encaminhamentos necessários.
Informamos, ainda, que dispomos de imagens das câmeras de segurança na qual comprova-se que os corpos estavam devidamente identificados.
Entenda o caso acessando o link abaixo:
LEIA TAMBÉM: Corpo de idosa é trocado e familiares descobrem no velório, em Ascurra
O caso está sobre os cuidados da Polícia Civil para verificação e apuração das responsabilidades dos envolvidos.
Sugestão de pauta