Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Hospital Doutor Waldomiro Colautti de Ibirama emite nota esclarecendo troca de corpos para sepultamento

Hospital Doutor Waldomiro Colautti de Ibirama emite nota esclarecendo troca de corpos para sepultamento

O relato do hospital é que foi um equivoco ocasionado de funerárias e já abriu uma sindicância para apurar o caso.

Nesta terça-feira, 16 de fevereiro, após grande repercussão do caso da troca de dois corpos de duas idosas, uma de 92 anos e outra de 94 anos, que faleceram na segunda feira (15), no Hospital de Ibirama, o mesmo se pronunciou sobre o caso emitindo uma nota oficial de esclarecimento.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Hospital Doutor Waldomiro Colautti vêm a público prestar os devidos esclarecimentos quanto aos óbitos ocorridos na data de ontem nesta unidade hospitalar.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

Às 9:30h, a paciente E..W., 92 anos, residente de Ascurra, foi a óbito no Setor da Clínica Médica e em seguida encaminhada ao necrotério da unidade, devidamente identificada.

Posteriormente, às 11:20h a paciente I.M., 94 anos, residente de Presidente Getúlio, também foi a óbito no mesmo setor, sendo mantida na enfermaria, até a remoção do primeiro corpo no necrotério.

Comunicado os óbitos às famílias, e estas contactaram as funerárias de suas escolhas, para o acolhimento e translado dos  corpos.

A funerário de Presidente Getúlio, contactada pela família de I.M., chegou ao hospital antes da funerária contratada pela família de Ascurra, e equivocadamente, sem ter realizado a identificação, levou o corpo da paciente E.W. para o preparo, velório e enterro, que ocorreu em Presidente Getúlio.

Após o corpo da paciente I.M. foi encaminhado ao necrotério, onde a funerária contratada pela família de Ascurra, levou o corpo de I.M. para o preparo, velório e enterro em Ascurra, ocorrendo nesse momento o segundo equívoco.

A paciente E.W. foi velada e enterrada em Presidente Getúlio.

A paiente I.M. foi velada em Ascurra, mas sendo reconhecida pelo neto, Sr. Marcos, como não sendo a sua avó, contactando o Hospital Dr. Waldomiro Colautti na data de hoje, para esclarecimento dos fatos.

Em virtude da constatação da troca dos corpos, o hospital, de imediato, contactou seus funcionários para checagem dos fatos ocorridos, bem como as funerárias e os familiares das pacientes em questão, além da assessoria jurídica do Estado, entre os horário de 10:30 e 12:00h.

Nas dependências do hospital, quando chegada dos familiares, prontamente foram atendidos e feitos esclarecimentos a ambas as famílias, sobre o terrível fato ocorrido, bem como feito um pedido formal de desculpas as mesmas, haja vista não ter havido nenhuma intenção de todos os envolvidos no acontecimento (hospital e funerárias).

Ratificamos que o Hospital Dr. Waldomiro Colautti realizou todos os protocolos de identificação dos corpos, como preconizado pelo Núcleo Interno de Segurança do Paciente.

O Hospital Waldomiro Colautti lamenta profundamente o ocorrido, ofertando todo suporte para as famílias e dando os encaminhamentos necessários.

Informamos, ainda, que dispomos de imagens das câmeras de segurança na qual comprova-se que os corpos estavam devidamente identificados.

Entenda o caso acessando o link abaixo:

LEIA TAMBÉM: Corpo de idosa é trocado e familiares descobrem no velório, em Ascurra

 

O caso está sobre os cuidados da Polícia Civil para verificação e apuração das responsabilidades dos envolvidos.

Compartilhe nas suas redes sociais


Redação Misturebas

Seja o repórter e nos envie fotos e dados!
WhatsApp Chat: http://abre.ai/grupomisturebas
Instagram: instagram.com/portalmisturebas
Telegram: https://t.me/misturebas

Portal Misturebas – A informação ao seu alcance | 13 anos ®️


Sugestão de pauta


Mais notícias
Atendimento