Organizador foi autuado em flagrante, sendo que participantes não usavam máscara e não respeitavam distanciamento social, segundo força-tarefa
A força-tarefa que fiscaliza o cumprimento de medidas de prevenção à Covid-19 em Xanxerê, no Oeste catarinense, interrompeu uma festa com cerca de 600 pessoas em um sítio às margens da BR-282. O organizador do evento foi autuado em flagrante por desobediência e vai responder a um termo circunstanciado.
Segundo o responsável pela força-tarefa, Ronaldo Luzzi, os participantes da festa não usavam máscara e não respeitavam o distanciamento social. O flagrante ocorreu no final da noite de sábado (24).
Festa irregular
Durante a tarde daquele dia, a PM recebeu informações que no sítio ocorria uma festa de maneira ilegal. Chegando ao local, os policiais viram que havia uma estrutura montada, uma tenda. Eles conversaram com um homem de 31 anos que se apresentou como responsável.
Segundo a PM, ele disse que estava organizando um evento no local, que ocorreria à noite. A Polícia Militar orientou o homem sobre os procedimentos que deveriam ser cumpridos, relacionados à prevenção da Covid-19 e das autorizações do poder público necessárias. Foi feito boletim de ocorrência e o responsável foi liberado.
Porém, durante a noite a PM recebeu denúncias no 190 de que a festa estava ocorrendo. Os policiais voltaram ao local e viram que havia cerca de 600 pessoas no sítio. Ninguém usava máscara. Em nova conversa com o responsável, ele não apresentou autorização para o evento.
Com isso, os policiais pediram que as pessoas fossem embora. Conforme a PM, não houve resistência dos participantes, que saíram do local. O responsável foi autuado em flagrante, já que foi orientado durante a tarde sobre o que precisava ter para fazer o evento. O homem precisará comparecer ao fórum de Xanxerê para dar esclarecimentos à Justiça.
Eventos durante pandemia
A portaria número 710/2020, da Secretaria de Estado da Saúde, traz as orientações sobre a realização de eventos durante a pandemia do coronavírus. Eles só podem ocorrer, e com restrição de público, nas regiões classificadas no mapa do governo do estado como risco alto ou moderado para a doença.
De acordo com a atualização mais recente do mapa de risco, feita na quinta-feira (22), a área que abrange Xanxerê foi classificada como em risco alto. Porém, além desta, outras medidas de prevenção precisam ser cumpridas, como o uso de máscaras, distanciamento social de 1,5 metros e medição de temperaturas das pessoas antes de entrarem no evento.
LEIA TAMBÉM: Dois jovens morrem em grave acidente na BR-282 em Maravilha
Xanxerê tem 2.312 casos confirmados de coronavírus, com 32 mortes, segundo atualização de sábado do governo do estado. Santa Catarina tem 244.978 casos confirmados, com 3.024 óbitos.
Fonte: G1 SC
Sugestão de pauta