Quarta fase da operação Bomba Suja ocorreu em Itapema e Tubarão
O Procon de Santa Catarina fechou mais dois postos que estariam vendendo combustível adulterado no Estado. A ação desta quarta-feira, 29 de julho, ocorreu nas cidades de Itapema, no Litoral, e Tubarão, no Sul de SC.
Segundo o Procon, no posto de Itapema, o óleo diesel apresentou teor de enxofre acima do permitido, o que além de prejudicar o motor do automóvel, pode causar danos ambientais, já que o processo de combustão libera no ar o dióxido de carbono, uma substância nociva ao ser humano.
Em Tubarão, ainda conforme o Procon, o posto interditado comercializava etanol com o nível de álcool diferente do sugerido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Os pontos foram interditados na quarta fase da operação Bomba Suja, que teve início em janeiro deste ano e já interditou e pediu a suspensão do alvará de funcionamento de mais quatro estabelecimentos que teriam cometido infrações semelhantes. Ao todo, foram seis postos flagrados com irregularidades de acordo com o Procon.
O Procon alerta que a falta ou excesso de etanol em relação aos limites estabelecidos pela ANP, como o que teria sido encontrado no posto interditado, compromete a qualidade do produto que chega aos consumidores.
Em 2019, o governador Carlos Moisés sancionou a Lei 17.760, que torna mais rigorosas as punições para irregularidades praticadas na comercialização de combustíveis, podendo fechar o estabelecimento por até cinco anos e impedindo o dono do posto de abrir novas empresas no ramo pelo mesmo período.
Fonte: NSC | Por Jean Laurindo | Informações: Procon
Sugestão de pauta