Iniciativa auxiliou os negócios ligados ao turismo na adoção de protocolos de segurança
Um dos segmentos mais afetados pela crise causada pela pandemia com coronavírus, o turismo vem criando alternativas para manter os negócios. E uma das iniciativas pioneiras no estado foi realizada em Pomerode, através do projeto O Cuidado nos Une.
Com o apoio técnico do Sebrae/SC, a iniciativa da Associação Visite Pomerode (Avip) promoveu capacitação a hotéis, restaurantes, pousadas e outros pontos comerciais ligados ao trade. Especialistas em gestão do turismo, comunicação, saúde e segurança do trabalho ajudaram as 35 empresas participantes a aprimorar seus serviços e processos através da adoção dos protocolos de segurança, de acordo com suas atividades.
Nesta semana, ao encerrar as capacitações que ocorreram entre junho e julho, Sebrae/SC e Avip entregam aos participantes o selo que os identificará enquanto empresa integrante do projeto a adaptada ao novo turismo. “É uma iniciativa fundamental para garantir a continuidade do setor e dar ao turista a segurança necessária para que possa desfrutar das atrações da cidade. São cuidados que vão desde o distanciamento entre visitantes até protocolos de higienização e disseminação de informações sobre a nova rotina de cuidados. Temos certeza de que será uma iniciativa que vai inspirar muitas outras cidades com potencial turístico neste processo de adaptação”, destaca Aloisio Salomon, especialista do Sebrae/SC.
Cuidados que vão além da recepção
Uma das empresas integrantes do projeto foi a Pousada Lena Rosa. Para receber os hóspedes e garantir que se sintam seguros em suas acomodações, Rolf Porath, proprietário do espaço, diz que o trabalho começou pela preparação da equipe. “O primeiro passo foi realizar a capacitação dos funcionários da pousada. Não só para que eles pudessem receber os clientes com mais cuidado, mas que também pudessem adotar uma nova rotina que os preservasse. Todos nós precisamos estar seguros para então receber bem”, diz. na pousada, novos cuidados com higienização, distanciamento e também comunicação sobre boas práticas foram adotados. “Além de tornar o destino confiável para o turista, estamos percebendo que ele se sente mais seguro em permanecer aqui ao ver tudo o que estamos fazendo, porque além das medidas de segurança, também transmitidos esta nova rotina para que ela seja de fácil entendimento ao turista. Todos ganham”, avalia.
Clarissa Spredemann Piske, proprietária da loja de moda Arte e Mania também aderiu ao projeto. Ela diz que já vinha adotando diversos cuidados e que com a iniciativa conseguiu fortalecer as ações em sua rotina. “Álcool em gel, uso de máscara e distanciamento já fazem parte do dia a dia. Com o apoio do Sebrae pude ainda melhorar nosso protocolo de segurança e é muito visível o quão agregador o projeto O Cuidado nos Une foi. Nos sentimos mais seguros, bem como os turistas que percebem tudo o que estamos fazendo para recebê-lo com total segurança”, destaca.
Fonte: Trevo Comunica | Por Sabrina Hoffmann
Sugestão de pauta