O objetivo é auxiliar as famílias diante da nova realidade econômica
A partir desta terça-feira, 2 de junho, a Prefeitura de Indaial dará início a uma importante ação de entrega de mais de 5 mil kits de alimentação às família da Rede Pública de Ensino Municipal. O objetivo é auxiliar as famílias diante da nova realidade econômica. A Secretaria de Educação realizou uma pesquisa com as famílias para conhecer a realidade atual e as necessidades das crianças.
Algumas delas com alergias e intolerâncias. Ao todo foram preparados 6 tipos diferentes de Kits de acordo com a idade das crianças e restrições alimentares.
“Nosso objetivo é fazer o que for possível para auxiliar às famílias da nossa cidade. Somos a primeira cidade a preparar Kits diante da realidade de cada aluno, conforme orientações das famílias. Uma trabalho em equipe buscando saúde e qualidade de vida as crianças da nossa rede de ensino, com produtos saudáveis e de qualidade”, disse o Prefeito André Moser.
Junto com os Kits cada criança irá receber uma máscara, uma parceria com o Projeto Crescer e Semear, que fez um trabalho diferenciado em Indaial, resultando em um prêmio nacional. No programa Betha, da Secretaria de Saúde, estará disponível receitas para as famílias prepararem os alimentos. O kit foi planejado pela equipe de Nutricionistas da Secretaria de Educação e aprovado pelo Comitê Local Intersetorial de Alimentação Escolar. Cada kit foi montado respeitando a Lei nº 13.987/2020.
“O kit é composto por alimentos da agricultura familiar, valorizando desta forma o agricultor local”, disse o Secretário de Educação Jairo Gebien.
Nesta primeira entrega receberá o Kit de Alimentação Escolar o aluno/família que realizou o preenchimento da pesquisa realizada pela Secretaria de Educação até o dia 21 de maio. Os demais poderão receber posteriormente através do preenchimento do formulário em anexo. O formulário deverá ser preenchido por todos os alunos/famílias que desejam receber e continuar recebendo o Kit de Alimentação Escolar, caso as aulas continuem suspensas.
Deverá receber o Kit de Alimentação Escolar a pessoa legalmente responsável pelo aluno matriculado na rede pública municipal de ensino. Caso algum responsável desista do recebimento, será agendado nova entrega para os pais de alunos que demonstraram interesse após o dia 21 de maio de 2020. Deverá ser registrado os dados em uma lista de espera, caso haja necessidade de entrar em contato com a família em breve.
No dia da distribuição o responsável deverá comparecer ao polo de recebimento, utilizando máscara e portando um documento com foto. Sugerimos que os alunos permaneçam em casa.
Confira as principais orientações:
- Cada UEI ou EBM deverá contar com auxílio de sua equipe de agentes educacionais para montagem e distribuição dos kits. A UEI ou EBM que não conta com equipe de agentes educacionais, a SED está providenciando profissionais de apoio para o dia da entrega;
- A equipe de nutrição e alimentação escolar da SED acompanhará o processo de montagem dos Kits no dia da entrega, desta forma, após os itens serem entregues pelo CIADI em cada instituição educacional, a direção deverá aguardar a presença das nutricionistas, que irão orientar a todos sobre a montagem;
- A entrega pelo CIADI será realizada um dia antes da entrega do Kit para os responsáveis, desta forma, contamos com a presença da direção e agente educacional da UEI ou EBM no local “polo de entrega” até o CIADI realizar a entrega (assim que possível, vamos encaminhar cronograma com previsão de horário);
- A UEI ou EBM deverá organizar a entrega da forma que garanta a devida segurança, higienização e evitando aglomeração;
- Antes de receber o Kit, o responsável deve preencher e assinar o formulário em anexo;
- Até o dia da entrega, a SED irá encaminhar para cada EBM e UEI a relação dos responsáveis que solicitaram o Kit através da pesquisa, esses são os alunos que deverão receber nesta primeira entrega (os demais, a EBM ou UEI deverá solicitar o preenchimento do formulário e manter uma lista de espera, encaminhando pra SED a quantidade);
- Especial atenção a distribuição que acontecerá na sexta-feira, para evitarmos desperdício;
- A SED deverá ser informada imediatamente em caso de sobras, para procedermos a redistribuição dos kits;
Informem ao responsável que o kit pesa em média 15kg, por aluno (esse comunicado por ser feito antes do dia da distribuição);
- Para retirada o responsável deve portar máscara e a EBM ou UEI deverá disponibilizar álcool gel;
- Em caso de dúvidas, entrem em contato com Jesley ou Andressa na SED.
Fonte: Prefeitura de Indaial
Sugestão de pauta