Fogo consumiu cinco mil metros quadrados na Área de Preservação Ambiental Anhatomirim
A Área de Preservação Ambiental de Anhatomirim foi alvo de incêndio na noite de domingo, 10 de maio, em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis.
O fogo foi entre a Praia de Palmas e Armação. Bombeiros de Governador Celso Ramos e de Biguaçu atenderam ao chamado.
William Souza, soldado do Bombeiro Militar de Governador disse que o fogo atingiu cinco mil metros quadrados. O incêndio ficou concentrado apenas na área de vegetação, sem atingir área urbana.
Segundo Souza, a equipe de 15 bombeiros enfrentou dificuldades no combate às chamas por conta do difícil acesso à região de mata nativa, além do relevo íngreme e coberto de fossas.
Foram necessários seis mil litros de água durante as três horas operação, que iniciou por volta de 19h e terminou perto das 22h.
Incêndios em Santa Catarina
No período de 11 de abril até este domingo, dia 10, foram registrados 983 incêndios em vegetação no Estado, sendo 196 na Grande Florianópolis.
O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina chegou a registrar 1.042 incêndios no período de um mês, entre 23 de março e 23 de abril.
Segundo Diogo Losso, comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Florianópolis, a maior causa dos incêndios é a ação humana.
Segundo o comandante, a maior parte provavelmente é provocado de forma acidental decorrente de fogueiras mal apagadas em acampamentos, pontas de cigarro jogadas acesas nas margens das rodovias e queima de lixo.
Além disso, a estiagem enfrentada por Santa Catarina é um agravante, pois ajuda a alastrar as chamas.
Fonte: ND Mais | Por Lorenzo Dornelles
Sugestão de pauta