O homem possuía um quadro de hepatite fulminante sendo transferido do Hospital de Criciúma com urgência para Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Isabel, em Blumenau
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), informa que nesta sexta-feira, 17 de abril, o avião Arcanjo-04 foi acionado para o transporte de um homem, de Criciúma, para Blumenau.
O paciente, com quadro de hepatite fulminante, foi transferido para uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Isabel, em Blumenau, para um transplante de fígado. O transporte foi prestado em apoio ao Hospital São José de Criciúma, com regulação e coordenação do SAMU.
O transporte aéreo representa importante meio de auxílio nos transplantes de órgãos. Por meio dele, é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros meios.
No somatório dos voos de hoje, foram percorridos em torno de 460 quilômetros (aproximadamente 250 milhas náuticas) entre as cidades de Florianópolis, Criciúma e Blumenau, em um total aproximado de 3 horas de voo. A tripulação da aeronave Arcanjo 04 nesta operação foram o 2º Tenente BM Grande, Médico Dr. Guilherme Ávila, Enfermeira Fabíola e Apoio Solo 2º Sargento BM Márlio.
O @cbmsc.samu.arcanjos_sc, informa que as atividades continuam, sem interrupção do serviço, tanto com aeronaves de asa fixa e rotativa.
Fonte | Fotos: CBMSC
Sugestão de pauta