Em janeiro, turistas da Itália e de São Paulo também ficaram perdidos em trilhas durante passeios na capital.
Um grupo de dez argentinos, incluindo quatro crianças, precisou ser resgatado pelos bombeiros na noite de quarta-feira, 26 de fevereiro, no Norte da Ilha, em Florianópolis, após se perder em uma trilha. Ninguém ficou ferido.
O resgate foi por volta das 22h na trilha que fica entre a Praia Brava e os Ingleses. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, as dez pessoas, com idades entre 7 e 66 anos, não conseguiram encontrar o caminho de volta e acionaram a hospedagem em que estavam. O anfitrião do grupo chamou os bombeiros por volta das 20h.
A localização dos turistas foi repassada para a equipe de resgate por um aplicativo de mensagem pelos próprios argentinos. Quando os bombeiros chegaram no local, havia três policiais militares também auxiliando o grupo.
Os socorristas fizeram a trilha de volta com os argentinos e depois eles voltaram à hospedagem, sem precisar de atendimento médico.
Neste verão, em janeiro, turistas da Itália e de São Paulo também ficaram perdidos em trilhas durante passeios na capital.
Os bombeiros recomendam que trilhas sejam feitas acompanhadas de alguém que já conheça o caminho.
Veja abaixo outras orientações:
- preservar o local e levar o lixo embora;
- iniciar a trilha cedo, levando água e alguma comida, se o percurso for mais longo;
- algumas trilhas não possuem sinal de celular e é importante avisar alguma pessoa ou familiar que vai fazer a trilha;
- levar equipamentos, materiais e vestimentas adequadas;
- em caso de acidente, manter a calma, tentar se localizar, ligar 193, repassar as informações e seguir as orientações do profissional que prestou atendimento.
Fonte: G1 SC | Foto: Corpo de Bombeiros
Sugestão de pauta