Cinco pessoas sofreram ferimentos leves e uma mais grave, que sofreu uma fratura na perna.
O mar avançou na Praia do Tenório e arrastou turistas no domingo, 23 de fevereiro, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Com ressaca e mar grosso, as ondas invadiram a faixa de areia de várias praias e arrastou mesas, cadeiras, barracas e itens de banhistas.
Na Praia do Tenório, a ambulante Brenda Andrade, que trabalha vendendo jogos da loteria pelas areias, registrou o momento em que o mar arrastou muitos turistas por volta de 12h.
“A praia estava com maré alta e as ondas do fundo estavam muito grandes mesmo. Na hora que tirei o celular para gravar aconteceu tudo isso. Bastante gente se machucou, crianças e idosos se afogaram. Chamaram até a ambulância”, disse a jovem de 18 anos.
De acordo com a Defesa Civil, além do Tenório houve registro de avanço do mar nas praias da Fazenda, Itaguá, Toninhas e Praia Grande. O órgão informou que faz rondas pelas praias da cidade.
Seis pessoas ficaram feridas. A mais grave sofreu uma fratura na perna e foi socorrida pelos Bombeiros na Praia do Tenório. Outras cinco tiveram ferimentos leves e foram levadas à Santa Casa.
Segundo banhistas, o mar começou a ficar agitado por volta das 13h e antes que pudessem recuar, avançou sobre a faixa de areia arrastando tudo o que havia.
“A água subiu de repente e a onda veio com muita força arrastando mesas, cadeiras e quem estava nelas. No desespero por sair, as pessoas chegaram a pisotear quem havia caído com a força da água. Uma pessoa teve de ser socorrida para o hospital”, conta Max Willian, gerente de um quiosque na Praia do Tenório.
O comerciante conta ainda que banhistas perderam celulares, bolsas e carteiras que foram arrastados pela força do mar. Ele afirma que ainda não contabilizou o prejuízo, mas a água levou mesas e cadeiras que estavam na areia.
De acordo com a Capitania dos Portos, há dois avisos de ondas altas para a cidade – um deles emitido neste domingo com possibilidade de onda de até 3,5 metros.
A capitania alerta para que banhistas e marinheiros fiquem alerta aos avisos, que podem ser acompanhados pelo aplicativo Boletim ao Mar, que traz informações em tempo real.
Fonte: G1 SP | Foto: Reprodução/Redes sociais
Sugestão de pauta