Na atual temporada atual já aconteceram pelo menos 27 afogamentos – 17 em água doce e 10 em água salgada.
O corpo do jovem de 21 anos, desaparecido há três dias no rio Itajaí-Açu, foi encontrado na tarde de domingo, 12 de janeiro, em Navegantes. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, ele estava próximo ao local de desaparecimento.
O resgate e a remoção da vítima aconteceu por volta das 14h30. O corpo estava encalhado em plantas aquáticas entre duas embarcações.
Ainda conforme os bombeiros, o rapaz era sobrinho de um tripulante de um barco de pesca que estava ancorado nas margens do rio. Por volta do meio-dia de sexta-feira, dia 10, ele pulou do barco com um colega.
De acordo com os bombeiros, testemunhas disseram que nenhum dos dois sabia nadar. O jovem teria se debatido na água, submergido duas vezes e, na terceira, não conseguido voltar. O outro rapaz conseguiu nadar até a margem.
Ainda segundo os bombeiros, a correnteza forte pode ter deslocado o corpo rapidamente. A vítima não teve a identidade divulgada.
Casos de afogamento neste verão
Dados divulgados na semana passada pelos Bombeiros apontam crescimento nos casos de afogamentos neste verão em Santa Catarina – 42%. Na atual temporada atual já aconteceram pelo menos 27 afogamentos – 17 em água doce e 10 em água salgada. Além desse aumento, mais dois afogamentos ocorreram em chamadas áreas privativas, como piscinas e campings, onde não pode haver ações de prevenção dos bombeiros.
Fonte: NSC | Por Patrícia Della Justina | Fotos: Corpo de Bombeiros
Sugestão de pauta