Segundo a Casan o extravasamento foi causado devido a mau uso da rede, desperdício irregular de óleo foi um dos principais motivadores.
A Casan foi multada em R$ 2,9 milhões por extravasamento irregular de esgoto em via pública no dia 02 de janeiro, em Laguna, no Sul do Estado.
O vazamento foi registrado nas proximidades da Praça do Vila, no bairro Mar Grosso. A multa foi aplicada pelo Flama (Fundação Lagunense do Meio Ambiente).
Segundo a presidente da Flama, Deise Cardoso, essa região não possui mais imóveis irregulares. Cardoso afirma que o local recebeu fiscalização durante o ano de 2019, na qual todos os prédios, residências e estabelecimentos comerciais foram verificados e regularizados.
“Não é culpa dos proprietários dos imóveis, já fizemos todas as vistorias neste entorno. Não existe extravasamento de esgoto na rede pluvial, nem ao contrário. Vários imóveis já receberam os selos da operação lacre ambiental por se regularizarem. O que aconteceu agora foi falha do sistema da Casan, por irresponsabilidade deles. A Flama já enviou todos os relatórios técnicos ao prefeito municipal, Mauro Candemil, para tomar as medidas necessárias”, afirmou Deise Cardoso.
Segundo a Casan houve um entupimento do Poço de Visita da Rua Rubens de Lima Ulyssea. Conforme a companhia, o problema foi causado devido a mau uso da rede, e não por problema operacional ou sobrecarga no sistema.
Ao desentupir o local com auxílio de dois caminhões hidrovácuo, os técnicos da Casan recolheram garrafas plásticas, fraldas, chumaços de panos, latinhas de cerveja e, principalmente, óleo de cozinha que, ao esfriar, empedra a rede. Em comunicado, a Casan solicitou à população que não jogue óleo, alimentos ou outros resíduos na pia da cozinha ou no vaso sanitário.
Fiscalização
Na última sexta-feira 03 de janeiro, a Operação Lacre Ambiental completou um ano de atuação, na praia do Mar Grosso, em Laguna. Segundo a prefeitura, até a ocasião já foram entregues 72 lacres para os imóveis vistoriados que regularizaram seus sistemas da rede de esgoto e da rede pluvial. Mais de 300 imóveis foram notificados.
A Operação tem como objetivo identificar todas as ligações clandestinas de esgoto cloacal na rede pluvial, e outros tipos de ligações irregulares na rede de esgoto do Mar Grosso e em outras localidades de Laguna. Até agora, 24 imóveis foram multados pela Flama por crimes ambientais.
Fonte: ND+
Foto: Casan/Divulgação/ND | Prefeitura de Laguna
Sugestão de pauta