Projeto de lei segue agora para sanção do governador do Estado para virar lei estadual.
A Assembleia Legislativa aprovou na quarta-feira, 6 de novembro, o projeto de lei de autoria do deputado Ivan Naatz (PV) que reconhece o município de Rodeio como Capital Catarinense Trentina. A matéria segue agora para sanção do governador do Estado para virar lei estadual. Na justificativa o parlamentar citou que a cidade de Rodeio conta com 144 anos de imigração italiana da região de Trento , sendo que 70% de sua população é desta descendência, preservando muitos aspectos da colonização europeia dos fins do século XIX.
O Prefeito Paulo Roberto Weiss, que esteve presente na votação, comemorou a decisão unânime desta importante conquista.
“Agora, temos o reconhecimento legal do nosso estado. Por toda sua história, Rodeio já era conhecida como “O vale dos Trentinos” e agora será reconhecida oficialmente como a CAPITAL ESTADUAL DOS TRENTINOS. Agradeço a todas as pessoas envolvidas, especialmente a nossa Diretoria de Turismo, ao Deputado Ivan Naatz e a todos os deputados que foram favoráveis aprovando esta titularidade.”
Já o Deputado Ivan Naatz, falou da importância em oficializar este título para Rodeio.
“É uma forma de oficializar e fazer justiça a grande e dedicada preservação cultural , de tradição e de costumes que já existe entre a comunidade local, com aqueles que ajudaram a construir essa história, além de um reconhecimento estadual, fortalecendo ainda mais o turismo regional “, resumiu Ivan Naatz ao agradecer o apoio dos demais parlamentares ao projeto.
O deputado também descreveu em sua argumentação para reconhecer o município de Rodeio como Capital Catarinense Trentina que a cidade possui o único Museu dos Usos e Costumes da Gente Trentina, e em 1988 foi denominada “Vale dos Trentinos”, pelo fotografo e repórter italiano Othmar Seehauser. Além disso, citou o Circuito Trentino di Rodeio, que mantém viva a tradição e a cultura italiana, bem como o Grupo de Dança Folk Trentino di Rodeio, que divulga danças típicas originarias do Trentino, além do intercambio atual com a região italiana de Trento, a produção de vinhos e outras atividades econômicas e culturais em parceria e fortalecimento de vínculos de descendência.
Fonte: Prefeitura de Rodeio | Foto: Ilustrativa
Sugestão de pauta