Deputado Ivan Naatz reconhece município de Rodeio como Capital Catarinense Trentina

Deputado Ivan Naatz reconhece município de Rodeio como Capital Catarinense Trentina

Projeto de lei segue agora para sanção do governador do Estado para virar lei estadual.

A Assembleia Legislativa aprovou na quarta-feira, 6 de novembro, o projeto de lei de autoria do deputado Ivan Naatz (PV) que reconhece o município de Rodeio como Capital Catarinense Trentina. A matéria segue agora para sanção do governador do Estado para virar lei estadual. Na justificativa o parlamentar citou que a cidade de Rodeio conta com 144 anos de imigração italiana da região de Trento , sendo que 70% de sua população é desta descendência, preservando muitos aspectos da colonização europeia dos fins do século XIX.

O Prefeito Paulo Roberto Weiss, que esteve presente na votação, comemorou a decisão unânime desta importante conquista.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

“Agora, temos o reconhecimento legal do nosso estado. Por toda sua história, Rodeio já era conhecida como “O vale dos Trentinos” e agora será reconhecida oficialmente como a CAPITAL ESTADUAL DOS TRENTINOS. Agradeço a todas as pessoas envolvidas, especialmente a nossa Diretoria de Turismo, ao Deputado Ivan Naatz e a todos os deputados que foram favoráveis aprovando esta titularidade.”

Já o Deputado Ivan Naatz, falou da importância em oficializar este título para Rodeio.

Continua depois da publicidade

Misturebas - Anúncio

“É uma forma de oficializar e fazer justiça a grande e dedicada preservação cultural , de tradição e de costumes que já existe entre a comunidade local, com aqueles que ajudaram a construir essa história, além de um reconhecimento estadual, fortalecendo ainda mais o turismo regional “, resumiu Ivan Naatz ao agradecer o apoio dos demais parlamentares ao projeto.

O deputado também descreveu em sua argumentação para reconhecer o município de Rodeio como Capital Catarinense Trentina que a cidade possui o único Museu dos Usos e Costumes da Gente Trentina, e em 1988 foi denominada “Vale dos Trentinos”, pelo fotografo e repórter italiano Othmar Seehauser. Além disso, citou o Circuito Trentino di Rodeio, que mantém viva a tradição e a cultura italiana, bem como o Grupo de Dança Folk Trentino di Rodeio, que divulga danças típicas originarias do Trentino, além do intercambio atual com a região italiana de Trento, a produção de vinhos e outras atividades econômicas e culturais em parceria e fortalecimento de vínculos de descendência.

 

Fonte: Prefeitura de Rodeio | Foto: Ilustrativa
Compartilhe nas suas redes sociais


Sugestão de pauta

Deixe um comentário.


Receba as novidades no seu email


Mais notícias
Atendimento